MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 18 mar. 2020

Pesquisa de integrantes da Unimar sobre feminicídio é publicado em revista

por Amanda Brandão

Valter Moura do Carmo. (Foto: Divulgação)

O artigo científico “Feminicídio: Uma análise sob a perspectiva da dignidade da pessoa humana”, desenvolvido pelos docentes da Universidade de Marília (Unimar), os Doutores em Direito Ewerton Ricardo Messias e Valter Moura do Carmo, juntamente com a bacharel Vitória Martins de Almeida, foi publicado na Revista de Estudos Feminista, periódico de alta qualificação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

De acordo com o Docente Ewerton, a publicação no periódico é mais uma grande conquista. “O artigo foi publicado pela Revista de Estudos Feministas, com mais de 28 anos de existência e estratificada no Qualis A1, mais alto nível atribuído pela CAPES. É um orgulho conseguir esta publicação, principalmente por este tipo de periódico não costuma publicar artigos que incluem bacharéis”, explica.

A Qualis é uma avaliação realizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aos periódicos científicos. A classificação é realizada pelos comitês de consultores de cada área de avaliação, seguindo critérios previamente, que procuram refletir a importância relativa dos diferentes periódicos para uma determinada área. A Classificação A1 representa o mais elevado.

Segundo o Docente Valter Moura do Carmo, além da revista o artigo foi indexado em na biblioteca eletrônica científica. “A pesquisa inclusive está indexada no Scielo, que é uma revista interdisciplinar: o que levou a adaptações ao modelo de escrita comumente adotado no direito e por fim a questão do artigo ter sido publicado em português e inglês”, conta.

Para a egressa do curso de Direito, Vitória Martins, atuar junto aos docentes lhe proporcionou vivências grandiosas. “Foi uma experiência excelente trabalhar no projeto ao lado de profissionais tão competentes. Agradeço pela disponibilidade e pró-atividade no sentido de prestar as informações e esclarecimentos necessários à conclusão do trabalho. Me senti muito honrada, afinal, como colocado, trata-se de uma revista renomada no âmbito da pesquisa científica”, comemora.

Ainda segundo Valter, esta integração entre acadêmicos e docente é uma prática das metodologias do curso. “Nos últimos anos o curso de Direito tem incentivado aos alunos da graduação, inclusive desde o início do curso, a participarem de grupos de estudo e de pesquisa. Neste trabalho, preciso ressaltar a sinergia que ocorreu entre um professor do Programa de Pós-graduação, um Doutorando e uma recém egressa da graduação”, detalha.

“Esta é mais uma demonstração da qualidade do ensino e pesquisa da Universidade de Marília. Um feito único e uma conquista enorme para a graduação e Pós-graduação”, enfatiza Ewerton Messias. Mais informações sobre os projetos e grupos de estudo pelo site www.unimar.br ou pelo telefone (14) 2105-4000.

Ewerton Ricardo Messias. (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 3
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 4
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília
Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde
Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta
Marília lança Calculadora Ecológica para medir e compensar emissões de CO₂

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie