MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
ter. 14 abr. 2015

A operadora cortou o seu acesso à internet? Reclame!

por Amanda Brandão

26112.41015-anatel

Duas semanas, foi o prazo dado pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) para resolver os problemas relacionados a cortes no serviço de navegação e dados móveis de usuários de tablets, modens 3G/4G e smartphones.

A confusão toda teve início quando as operadoras de telefonia móvel decidiram que seria uma boa cortar o acesso à internet de clientes que ultrapassassem a franquia de dados de seus planos, algo que antes era remediado apenas com uma redução na velocidade.

Do ponto de vista do consumidor, as operadoras estariam se aproveitando da situação para empurrar pacotes de dados auxiliares e, aproveitando para tirar ainda mais dinheiro dos clientes.

Já do ponto de vista das empresas, a decisão foi tomada baseando-se no modelo de negócios utilizado nos EUA e em parte da Europa, onde interrompendo a navegação de vários usuários, resultaria em um benefício para os que não excederam seu limite, que poderiam desfrutar de velocidades maiores, pois haveria menos congestionamento na rede.

O Vice-presidente da ANATEL, Marcelo Bechara de Souza Hokaiba, afirmou numa audiência realizada na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados, que a resolução 632/14-artigo 52, que regulamenta direitos do consumidor, foi interpretada de forma incorreta pelas operadoras, e que elas se equivocaram na forma como foi comunicada os usuários sobre a alteração em seus contratos, que envolve o corte do serviço de dados. Ele julgou ser insuficiente que a alteração fosse comunicada através de SMS com apenas 30 dias de antecedência.

O Ministério das Comunicações, da Justiça e a ANATEL estão negociando com as empresas, e em cerca de uma a duas semanas, uma posição final já terá sido tomada. Segundo o Deputado Marcos Rotta (PMDB-AM), a resolução da ANATEL poderá ser revogada, caso a solução para esse problema não seja breve.

O PROCON, é claro, também está envolvido no processo, afinal de contas, os serviços de telefonia móvel (particularmente a interrupção dos dados) ocupam o primeiro lugar no ranking de reclamações em nosso país. A Oi, Tim, Claro e Vivo entraram com a medida de corte de dados no início do ano, que começou a entrar em vigor gradualmente em todo o país. Como justificativa, representantes das empresas informaram que os usuários são comunicados com antecedência sobre o bloqueio, e que a medida é necessária por causa do aumento da demanda.

Fonte: Yahoo

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM
  • 2
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 3
    Escola estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 4
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região

Escolhas do editor

FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
HABITAÇÃO
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulistaMarília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
SERVIÇO PÚBLICO
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidoresPrefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores

Últimas notícias

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP
Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira
Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie