Hemocentro convoca doadores antes do período de férias
O Homocentro de Marília antecipou a campanha de férias, já pensando nas festas de final de ano e devido a estar com todos os tipos sanguíneos negativos em baixa.
“A demanda deve aumentar devido mais carros nas estradas, pode aumentar os acidentes de trânsito, então essa campanha é para sensibilizar as pessoas já na prevenção”, disse a assistente social do Hemocentro Daiane Galetti.
Entre dezembro e fevereiro, período de férias, as doações costumam cair e os estoques baixarem. Neste período do ano as doações caem pelo menos pela metade.
O estoques já estão baixos em alguns tipos sanguíneos. O negativo tem apenas seis bolsas quando o ideal é 17. AB negativo está zerado quando o ideal é três. B negativo tem duas bolsas sendo que o ideal são três. A negativo tem 14 sendo o ideal 17. Os tipos positivos por enquanto estão com o limite considerado ideal.
“A campanha é um apelo para que os doadores que tem esses tipos sanguíneos compareçam ao Hemocentro”, disse Daiane.
Para atender as demandas hospitalares de Marília e mais 102 municípios com população total de dois milhões de habitantes, são necessários 60 doadores, em média, por dia.
Para doar sangue é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica. A doação leva um pouco mais de uma hora e é preciso ter tomado o café da manhã.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.