Prefeitura implanta semáforos na Durval de Menezes e República
A Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana) concluiu a instalação de dois novos conjuntos semafóricos, visando à segurança de pedestres e fluidez no trânsito. Os dispositivos foram colocados em duas das principais avenidas da cidade nas regiões norte e sul.
Um dos semáforos é exclusivo para pedestres e foi instalado na avenida República, próximo à fábrica da Dori e do cruzamento com a rua Bellini Marconato. O local, que já conta com a devida faixa, é uma importante travessia muito utilizada por trabalhadores.
O dispositivo possui botão de acionamento, o que garante maior fluidez no trânsito e uso de acordo com as necessidades dos pedestres, sem interrupções desnecessárias.
Até 2016 a cidade só tinha três semáforos para pedestres em cruzamentos (apenas no centro). Agora já são dez conjuntos semafóricos com esse recurso, incluindo os bairros Nova Marília (zona sul) e Santa Antonieta (zona norte).
ZONA SUL
O outro conjunto semafórico instalado organizou o cruzamento entre as avenidas Durval de Menezes e Francisco da Costa Pimentel. O local também concentra grande fluxo de pedestres, em sua maioria moradores do Nova Marília, Planalto, CDHU, Santa Clara, entre outros bairros residenciais.
O prefeito Daniel Alonso destacou que os investimentos são feitos “pensando nas pessoas”. A cidade do futuro terá que aliar a agilidade e tecnologia dos motores ao compromisso com o cidadão que deseja ou precisa se locomover sem carro.
“Um trânsito não é bom se as pessoas não conseguem atravessar uma avenida, se atravessam com medo, correndo. Por isso estamos ampliando o número de semáforos, mas de maneira estratégica, com dispositivos inteligentes, conectado por GPS e que dão autonomia para o pedestre e agilidade para os motoristas”, disse o chefe do Executivo.
O presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça, destaca que o investimento já produziu muitos resultados. Em três anos Marília reduziu em 64% o número de mortes em acidente de trânsito. O número caiu de 28 em 2015 para dez vítimas no ano passado.
“Tivemos uma queda drástica no número de acidentes com mortes no perímetro urbano, onde o município tem jurisdição (exceto rodovias, estadual e federal). A vida é algo que não preço”, destacou o presidente.
NOVIDADE
A sincronização por sinal de GPS é uma inovação no sistema viário de Marília. “É uma tecnologia que veio para ficar. Agora só instalamos com esse recurso sempre que há a necessidade de sincronização”, disse Valdeci.
Ele também informou que a empresa está atualizando os cruzamentos já semaforizados, que usam tecnologia antiga e precisam desse controle para sincronismo.
NOVOS LOCAIS
Nesta etapa do programa para melhoria da semaforização da cidade serão contemplados os seguintes locais:
– Avenida da Saudade x Rua Nossa Senhora Aparecida (oeste)
– Rua Onório Machado x Rua Ermelinda Sanches Casarini (oeste)