Marília tem início de primavera mais quente e seco, diz Somar
A primavera começou no dia 23 de setembro e o início da estação tem sido mais quente e seco que o normal em Marília, segundo os registros da Somar Meteorologia, empresa que trabalha com diversos serviços de Defesa Civil.
Para outubro, segundo a Somar, seriam esperados mais de 100 milímetros de precipitação. Mas os equipamentos da empresa até agora não registraram nenhum dia com chuvas expressivas.
Para efeito de comparação, em outubro de 2018 em Marília choveu mais de 304 milímetros, três vezes o esperado. Foram 15 dias de chuvas na ocasião.
A média climatológica para o décimo mês do ano é de mínimas de 18,2ºC e máximas de 33ºC.
No entanto, desta vez a média das temperaturas mínimas está quase 2ºC mais elevada do que o comum, em 21ºC, e mais de 3ºC no caso das máximas, em 36,6ºC.
No ano passado outubro também teve mínimas acima da média climatológica, mas as máximas ficaram em 29ºC – ou seja, abaixo.
Previsão
Matéria publicada pelo Marília Notícia nesta quinta-feira (16) mostra que a previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) é de chuva para os próximos dias.