MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
ter. 15 out. 2019

Garça já soma quatros casos de sarampo confirmados

por Daniela Casale

Campanha de vacinação permanece (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde de Garça (distante 35 quilômetros de Marília), por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou mais três casos de sarampo na cidade.

No total, foram confirmados quatro casos da doença, sendo dois em crianças e outros dois em mulheres adultas. Outros cinco casos suspeitos foram descartados e o município ainda aguarda o resultado de mais dois pacientes que deram entrada no sistema de saúde pública com os sintomas da doença.

Todas as notificações foram feitas entre o final do mês e agosto e início de setembro, apenas a última notificação que foi feita no dia 16 de setembro.

A secretaria acompanhou atentamente os casos e promoveu todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, o que pode ter contribuído para evitar o avanço do número de casos.

Foram realizados bloqueios, vacinando todas as pessoas que mantiveram contato com o paciente e que ainda não haviam sido imunizadas.

No sábado, dia 24 de agosto, foi feita uma varredura, casa a casa, em um raio de 1500 metros ao redor do imóvel dos pacientes, totalizando 20 quadras e 193 pessoas vacinadas.

Uma ampla campanha de conscientização sobre a importância da vacinação foi realizada pela Secretaria Municipal de Comunicação, com o apoio da imprensa local e regional para que os munícipes procurassem as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

“Apesar da busca exaustiva das equipes de saúde, nós não podemos abaixar a guarda, porque ainda têm pessoas para serem vacinadas e nós estamos na zona de risco para novos casos. Nós reforçamos que, se alguém apresentar os sintomas, como febre junto com exantema (manchas vermelhas no corpo), coriza, tosse ou conjuntivite, que procure a sua unidade de saúde e avise na recepção sobre os sintomas. Esse procedimento evitará a transmissão da doença e possibilitará que sejam feitas as investigações e os cuidados necessários”, informou a auxiliar de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Morgana Azevedo.

Garça participa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, de forma seletiva, como ocorre em todo o país, entre os dias 7 e 25 de outubro, quando estará vacinação crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), tendo com o Dia “D”, a data de 19 de outubro (terceiro sábado de outubro), das 8h às 17h.

Essa campanha continua entre os dias 18 a 30 de novembro, para adultos de 20 a 29 anos, tendo a data 30 de novembro, sábado, como o Dia “D” de vacinação nas Unidades de Saúde da Família (USF), das 8h às 17h.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
  • 2
    Jovem sem habilitação é detido após perseguição em alta velocidade na zona sul
  • 3
    A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
  • 4
    Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária

Escolhas do editor

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MPCobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliárioMoob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
SECRETARIAS
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em MaríliaSaúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
GOVERNO FEDERAL
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidadeAGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade

Últimas notícias

Atuação de Danilo garante avanços e mais cuidado a portadores de doenças raras
A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
Acusado de matar jovem com tiro na cabeça em chácara terá julgamento em Marília
Dia das Mães é celebrado por parlamentares com políticas públicas para mulheres

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie