Água Viva tem nota de redação 32% mais alta do que concorrentes
Os alunos do Colégio Água Viva, localizado na zona Sul de Marília, tiveram um desempenho espetacular na prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – porta de entrada para muitas universidades.
A média da escola foi 32% mais alta do que a das demais unidades da rede particular na cidade. Trata-se da primeira turma de Ensino Médio do colégio.
A nota média dos alunos do Colégio Água Viva em Redação foi 749,2 e a média das demais escolas privadas foi 564,5. A diferença é de 184,7 pontos.
Nas escolas públicas a nota média foi de 500,8 – neste caso os alunos Água Viva se saíram quase 50% melhor, com 248,4 pontos a mais.
Os dados constam no Raio X das escolas do Brasil, uma ferramenta que permite comparar as escolas de todos os municípios do país, inclusive de Marília, lançado recentemente pela equipe do G1 – site que pertence ao Grupo Globo.
O Colégio Água Viva também teve um desempenho muito bom, acima da média nas disciplinas Matemática e suas tecnologias (640,3) e Linguagens, códigos e suas tecnologias (589,1).
O diretor pedagógico da escola deu uma entrevista ao Marília Notícia. Ele contou o segredo para o sucesso de seus alunos. Veja abaixo.
Entrevista
Marília Notícia – O desempenho dos alunos do Colégio Água Viva foi bem acima da média das demais escolas particulares. A que se deve isso?
Robson de Oliveira – Acredito que o processo é o segredo de todo resultado. E esse maravilhoso resultado no ENEM evidencia a excelência do desenvolvimento da aprendizagem em nosso Colégio. Estes nossos estudantes – e aproveito aqui para parabenizar cada um deles – participaram ativamente de uma proposta educacional, com inúmeras atividades, desde o Infantil, passando pelas séries do Ensino Fundamental, até concretizarem no Ensino Médio competências de interpretação e redação.
MN – Qual a importância de uma redação bem executada? Existe uma receita para a redação perfeita?
RO – A boa escrita evidencia muitas aprendizagens. Estes adolescentes sabem muito. Coesão, coerência, interpretação, domínio do sistema linguístico, figuras de linguagem, etc. Além de criatividade, criticidade e sensibilidade. Para escrever bem é preciso ler bem. Não falo somente da quantidade, mas da qualidade desta leitura, aprendendo a apreciar e compreender a “arquitetura” dos textos. Quando o/a estudante lê algo que cumpriu o objetivo de transmitir-lhe uma mensagem, pode aprender as estruturas utilizadas pelo autor e também fazer uso delas em seus textos. Aqui entra a competência da equipe do Colégio Água Viva, principalmente dos professores e professoras de Língua Portuguesa e Literatura, do Infantil ao Ensino Médio.
MN – A escola também teve destaque muito positivo no caso de Linguagens e Matemática. A quais fatores podemos atribuir a causa disso?
RO – No Água Viva valorizamos muito a interação. É no diálogo entre as crianças, adolescentes e entre eles e seus educadores que os conteúdos são aprendidos. Há também uma ênfase na compreensão e uso de diversas linguagens. Motivamos os estudantes à leitura crítica e a participação em atividades reflexivas, artísticas e teatrais. Acredito que a participação neste ambiente colaborativo e o uso das linguagens vão ampliando as habilidades expressivas das nossas crianças e adolescentes.
MN – O que os resultados obtidos querem dizer na prática?
O resultado no ENEM é mais um indicativo da força da proposta do Água Viva. A equipe do nosso Colégio recebe este resultado com muita alegria. Os estudantes que realizaram o Enem 2018 são da nossa primeira turma de Ensino Médio. Isto demonstra que estamos no caminho certo. Foi um ótimo presente de Dia dos Professores. Temos trabalhado muito, realizado há anos um projeto educacional sério, comprometido com as crianças e adolescentes, em resposta à confiança das famílias. Todo resultado é fruto da colaboração entre educadores, estudantes e seus pais. Além disso, como fator primordial, contamos diariamente com a presença abençoadora do Senhor. Jesus Cristo, com fidelidade e amor, tem sustentado o Colégio, sendo o referencial para nossa prática educativa. A Ele toda Glória.