Prefeitura de Garça decreta estado de alerta de desabastecimento de água
O Prefeito João Carlos dos Santos assinou o decreto de estado de alerta de desabastecimento de água que foi publicado na edição desta quarta-feira (9) no DOEM – Diário Oficial Eletrônico do Município de Garça (distante 35 quilômetros de Marília).
Em várias oportunidades o SAAE (Serviço Autônomo de Águas e Esgotos) vem solicitando a colaboração dos munícipes quanto à economia no consumo de água.
Já foi divulgado também que a captação diminuiu em cerca de um milhão de litros ao dia devido à falta de chuvas e ao período de estiagem.
O decreto autoriza o SAAE a determinar fiscalização em todo o município com o objetivo de constatar a ocorrência de desperdício de água. Se isto for verificado poderão ser aplicadas multas aos moradores.
Segundo Ulysses Bottino Peres, diretor-superintendente do SAAE, há uma capacidade de reservação de água de cerca de 12 milhões de litros.
“Esta capacidade atende apenas um dia de consumo na cidade nos dias de verão. Por isso, cada ação para diminuir o consumo é importante. Posso citar algumas: evitar lavar calçadas, evitar lavar o carro, tomar banhos mais rápidos, não se barbear com o chuveiro ligado, desligar a água da torneira da pia ao escovar os dentes, usar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, entre outras. Se todos colaborarem poderemos manter o abastecimento”, completou o diretor-superintendente do SAAE.
No mesmo sentido de evitar o desabastecimento de água no município, o SAAE publicou a portaria 4.295 no dia 4 de outubro, que zera o desconto para enchimento de piscinas.
“Considerando a redução da oferta de água dos mananciais de abastecimento e a necessidade de ações para evitar o desabastecimento de água para a população no município; considerando também que a vazão consumida é maior que a vazão tratada e a diminuição da reservação implica em maiores probabilidades de desabastecimento, fica suspenso qualquer tipo de abatimento de valores em caso de enchimento ou reposição de água de piscina”.