Pompeia finaliza ações do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio
O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), em parceria com as Unidades de Saúde e o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, desenvolveu na tarde desta quinta-feira (26), mais uma ação direcionada a servidores da saúde, devido o ‘Setembro Amarelo’, campanha que vem ocorrendo durante todo o mês com foco na conscientização sobre a prevenção do suicídio.
Foram realizadas palestras com a participação do médico, Dr. Alceu Bernardo Coqueiro Junior, e das psicólogas Alini Valotto e Anay Gamero, além de uma roda de conversa utilizando dinâmicas, dentre elas, mitos e verdades em relação ao suicídio e orientação em relação aos cuidados e dispositivos que podem ser acessados.
“Nós estamos buscando trabalhar a questão da valorização da vida por meio das práticas de prevenção à saúde e ao suicídio. Durante o encontro, buscamos informar à população sobre a campanha, além de como e onde elas podem buscar apoio”, explicou Anay.
O Setembro Amarelo é uma campanha do Ministério da Saúde organizada pela SMS, através de ações realizadas a partir da mobilização de profissionais da saúde e da população. O objetivo da campanha é firmar o compromisso com a vida, alertando para as possibilidades da prevenção desse agravo.
Dados
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente.
No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.