Marília recebe hospitais em “Encontro Macrorregional de Humanização”
Marília recebeu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, o Encontro Macrorregional de Humanização de Santas Casas Sustentáveis e Hospitais – HCFamema e Hospital Regional de Assis – da área de abrangência do DRS-IX (Direção Regional de Saúde) de Marília. O evento foi realizado na sede da Secretaria na sexta-feira (20).
O Coletivo de Santas Casas e Hospitais vem sendo promovido trimestralmente, com apoio da articuladora de humanização do DRS-Marilia e apoiadora do Núcleo Técnico de Humanização, Cleusa Abreu, da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo.
Cleusa relatou que o objetivo destes encontros é promover a autonomia e o protagonismo dos profissionais/equipes, para qualificação da Transição do cuidado, ou seja, Alta Qualificada/Alta Responsável, visando o cuidado e a produção de rede.
Neste encontro, a apoiadora do Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, Cristiane Marchiori Pereira, realizou roda de conversa com os profissionais e debate sobre clínica ampliada, produção de redes, cuidado compartilhado como modo de operar o cuidado em saúde, considerando a multiplicidade de sentidos em cada ato de cuidar e nos diversos pontos de saúde.
Um desafio da região de saúde é a produção de redes em que a conexão entre as pessoas possa ser potente na tessitura do cuidado.
ENGAJAMENTO
Participaram de Marília apoiadores da atenção básica, equipes técnicas de saúde do adulto e saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde; equipes de Alta e profissionais da Gestão da Santa Casa de Marília; enfermeira do Proiid, Clínica Aconchego – Hospital Espírita de Marília, Equipe de alta do Hospital Universitário de Marília – Unimar e representante da Maternidade Gota de Leite.
Da região de saúde do DRS, estiveram presentes equipes de alta das Santas Casas de Ourinhos, Tupã, Garça, equipe do município e da Santa Casa de Adamantina, equipe de alta da Santa Casa de Osvaldo Cruz e equipe de alta do Hospital Regional de Assis e equipe do município de Assis.
“Foi uma excelente parceria com a Secretaria da Saúde, pois cedemos o espaço para este ótimo encontro. Foi uma troca de experiências muito gratificante, e acredito que todos os municípios que participaram saíram com um olhar ampliado na produção de cuidado tanto na área hospitalar quanto na atenção básica. Como sempre a Cristiane Marchiori foi uma excepcional articuladora”, destacou a enfermeira Carolline Ramos Lima Matias, encarregada de Saúde do Adulto da Secretaria Municipal da Saúde de Marília.