PT é o partido que mais ganhou filiados em Marília desde 2016
O Partido dos Trabalhadores (PT) foi o que ganhou mais filiados em Marília desde as eleições municipais de 2016, um aumento de 28 inscritos.
Os números mais recentes são de agosto deste ano e constam no site da Justiça Eleitoral. Nos próximos meses as movimentações devem ser ainda mais intensas, com a aproximação do próximo pleito.
Até agora, as estruturas de três anos atrás permanecem pouco alteradas, já que as legendas com mais filiados continuam as mesmas, mas alguns sinais importantes começam a aparecer no cenário político, faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais.
Exemplo disso é que o PT foi o único entre os grandes partidos nacionais que teve registros significativos de novos filiados no município. Por outro lado, siglas menores se destacam entre aquelas que mais receberam novos inscritos.
O partido Novo figura em segundo lugar no ranking e cresceu mais de três vezes no município. Eram sete filiados em e agora são 32. Em seguida aparece o Patriotas, que quase dobrou de tamanho, saltando de 23 para 55 filiados.
Na sequência, consta um partido um pouco maior, o PSD, do presidente da Câmara de Marília, vereador Marcos Rezende, que arrebanhou novos 18 filiados e alcançou 169 inscrições na cidade.
O partido do presidente Jair Bolsonaro, o PSL, também figura entre os dez que mais receberam novos filiados em Marília no período analisado. Em 2016 eram 177 e agora são 190.
Legenda maior, como o PSDB, do prefeito Daniel Alonso – com dois vereadores na Câmara – só conseguiu angariar mais três filiados no período. E o PSB, da família Camarinha, com um vereador e longa tradição, perdeu cinco marilienses inscritos.
As siglas com mais desfiliações no período estão Republicanos (-7), PHS (-7), PSB (-5), PTC (-4), PRTB (-4), DC (-4) e PMDB (-4).