MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 05 jul. 2019

Polícia chavista matou 14 por dia em 2018, diz ONU

por Agência Estado

A ONU publicou ontem um relatório que documenta a execução extrajudicial de 5.287 pessoas na Venezuela em 2018 – 14 assassinatos por dia. O relatório foi elaborado por uma equipe chefiada por Michelle Bachelet, alta-comissária da ONU para os Direitos Humanos, que visitou o país recentemente.

A maioria das mortes ocorreu pelas mãos da Força de Ação Especial da Polícia Nacional Bolivariana (Faes), criada pelo presidente Nicolás Maduro para “combater o crime”. O Faes, segundo a ONU, é o principal violador de direitos humanos na Venezuela. Para opositores, o grupo opera como um esquadrão da morte do regime.

As execuções extrajudiciais são documentadas pela Justiça chavista como “resistência” à ação policial. Este ano, até maio, foram mais de 1,5 mil mortes por agentes de segurança, a maioria da Faes. Em muitos casos, drogas são colocadas junto às vítimas para forjar uma denúncia por narcotráfico.

Bachelet visitou a Venezuela no mês passado para investigar possíveis violações atribuídas ao governo Maduro. No relatório, ela afirma também ter registrado 66 mortes em protestos contra o regime chavista, que começaram em janeiro. Destas, 52 foram cometidas por forças do governo ou milícias leais ao chavismo.

O relatório afirma que 793 pessoas foram presas por se opor ao regime, sendo 22 delas parlamentares de oposição. “Poucas pessoas recorrem à Justiça por medo de retaliação ou por desconfiança nas instituições”, diz o texto. “A Procuradoria se omite na obrigação de apresentar denúncias contra esses criminosos e a Controladoria se omite perante as violações de direitos humanos.”

Apesar de a economia da Venezuela ter entrado em crise bem antes das sanções impostas pelo governo americano, a situação deve piorar nos próximos meses em razão das restrições, segundo o texto. “Além disso, o acesso a comida e remédios permanece escasso e controlado politicamente pelo governo”, afirma a ONU.

O governo venezuelano, que negociou a visita de Bachelet com a ONU e aceitou libertar alguns presos políticos, contestou o relatório. O chavismo apresentou ontem 70 pontos do relatório que julga serem “parciais” ou “incorretos”.

“O relatório apresenta uma visão seletiva sobre a verdadeira situação dos direitos humanos na Venezuela”, disse a chancelaria venezuelana, em nota. “A metodologia para sua elaboração é fraca e omite os avanços obtidos pela Venezuela em matéria de direitos humanos.”

Ontem, o ex-prefeito de Caracas Antonio Ledezma, um dos principais nomes da oposição ao chavismo, pediu a Bachelet que envie o relatório à Corte Penal Internacional, para que abra um processo contra Maduro por “graves violações” dos direitos humanos na Venezuela. “Os crimes de Maduro não podem ficar impunes”, disse.

Para o coordenador da ONG venezuelana Provea, Rafael Uzcátegui, o relatório tem valor simbólico. “O relatório da ONU não traz nenhuma novidade para quem está bem informado sobre a Venezuela. Mas é inegável que tem valor simbólico diante daqueles que persistem em apoiar um governo antidemocrático”, escreveu Uzcátegui no Twitter. (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie