Marília atinge meta de cobertura da saúde bucal com folga
A cobertura municipal da saúde bucal em Marília alcançou 69,17% do público-alvo no primeiro quadrimestre deste ano, de acordo com audiência pública realizada na Câmara na semana passada.
O índice é motivo de comemoração para a administração municipal, já que a meta para 2019 era alcançar uma cobertura de 53,12% – o que já foi batido com folga de 16 pontos percentuais.
O percentual que a Prefeitura diz ter atingido ao término de abril não era alcançado pelo município desde meados de 2015. Vale lembrar que em meados de 2016 houve uma queda abrupta dessa cobertura.
Já a meta de cobertura de 62% do público-alvo pelas equipes da Atenção Básica da Saúde de modo geral (e não só atendimento odontológico) para este ano ainda não foi atingida, apesar da proximidade do índice alcançado pelo município entre janeiro e abril (61,13%).
Números
Nos primeiros quatro meses do ano foram mais de 15 mil consultas e orientações voltadas à saúde bucal dos marilieneses oferecidas pelas unidades básicas da cidade.
A maior parte desses atendimentos eram referentes a retornos (6,3 mil). Procedimentos diversos, da atenção básica e da especializada, somaram mais de 31 atendimentos.
No caso da cobertura da saúde básica como um todo a Prefeitura solicitou 36 mil exames, avaliou 15 mil, imunizou mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 146 visitas domiciliares.