MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 21 maio. 2019

Saúde capacita equipes e entrega manual de “valorização à vida”

por Amanda Brandão

Material é um guia para profissionais de saúde, de todas as áreas, para lidar com pessoas que manifestam ideações suicidas. (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio do Programa de Saúde Mental, promoveu nesta segunda-feira (20) uma “Roda de Conversa” com médico psiquiatra, seguido da entrega do material “Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde”. O documento é o mais recente guia para quem trabalha na área.

Pelo conhecimento e contato próximo das pessoas, médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais da Saúde são profissionais estratégicos para observar sinais de alerta ao suicídio.

Pensando no potencial destes servidores, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília distribuiu o material desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da Saúde.

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental do município, afirma que o compêndio é resultado de muita pesquisa e análise de dados.

“Esse é um manual muito bem feito, que faz parte da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e situa o tema no contexto da Saúde, com tópicos sobre doenças mentais, depressão, uso de álcool e outras drogas. Enfim, esse material aborda os principais fatores de risco e as possibilidades de intervenção do profissional de saúde”, explica a psicóloga.

Simone lembra que o desafio não é apenas de quem trabalha na saúde, mas de toda a sociedade, incluindo familiares, educadores, líderes espirituais, entre outros.

Cada área de conhecimento pode colaborar, com base nas melhores práticas e bons exemplos de ação para a prevenção do comportamento suicida e valorização da vida.

A entrega do material, na Secretaria Municipal da Saúde, foi antecedida de uma “roda de conversa” com o psiquiatra Edson Detregiachi, que faz parte da equipe do Caps – Catavento (Centro de Atenção Psicossocial), serviço da Prefeitura de Marília.

Encontro na Secretaria Municipal da Saúde teve orientação do médico psiquiatra Edson Detregiachi. (Foto: Divulgação)

SAÚDE EM REDE

A rede básica de saúde oferece inúmeras oportunidades, como grupos de atividades físicas, coral, artesanato, atendimento coletivo e multidisciplinar à gestante, ao diabético e hipertenso, entre outros.

As ações, de forma direta ou indireta, favorecem a saúde da mente. As USFs (Unidades Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) contam ainda com atendimento em saúde mental. Quando indicado, o usuário do SUS também tem acesso a psiquiatras por meio ambulatório de saúde mental da Famema, Policlínica e do ambulatório da Unimar.

Marília tem ainda os Caps Com-Viver e Catavento, respectivamente com 275 adultos e quase 200 crianças e adolescentes. São “portas-abertas” na rede SUS, ou seja, não necessitam de encaminhamento de outras unidades, basta comparecer para o acolhimento, às 7h, de segunda a sexta-feira.

O Caps Com-Viver está localizado na rua Marques de São Vicente, 322, bairro Maria Izabel. O telefone é o (14) 3434-2037. Já o Catavento fica na rua Alcides Nunes, 1.100 (atrás do Lar Amelie Boudet). Mais informações pelo (14) 3451-1660.

CVV – SOCIEDADE EM AÇÃO

O Centro de Valorização da Vida é uma iniciativa social, sem fins lucrativos. O serviço realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas por dia.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie