MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 10 maio. 2019

“Maio Roxo” em Marília alerta sobre doenças inflamatórias intestinais

por Amanda Brandão

Fábio Teixeira, gastroenterologista e urologista que atua para divulgação do “Maio Roxo” na cidade, durante evento internacional. (Foto: Divulgação)

O aumento no número de casos de doenças inflamatórias intestinais (DII) provoca reação da classe médica, demais profissionais de saúde e autoridades. Em Marília, por iniciativa do médico Fábio Vieira Teixeira e de voluntários, haverá atividades do “Maio Roxo”, um movimento global que alerta para o diagnóstico precoce. A programação tem apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa estão entre as principais patologias. Acometem mais os jovens (entre os 20 e 49 anos) e se manifestam por inflamação do trato alimentar levando a sangramento, diarreia, perda de peso, entre outros sintomas.

Números do DataSUS (Departamento de Informática – Sistema Único de Saúde) apontam que a incidência no país é de 80 casos para cada 100 mil habitantes. No Estado de São Paulo, esse número salta para 150, na mesma parcela da população.

A alimentação e o estilo de vida, entre outros fatores comuns às cidades mais urbanizadas, ajudam a explicar essa realidade. “Com base nestes dados, podemos dizer que Marília tem, pelo menos, 300 pacientes com doenças inflamatórias intestinais. Talvez, parte delas estão sem diagnóstico”, disse o médico gastroenterologista e urologista.

No mês de maio para marcar a campanha de conscientização, vários monumentos são iluminados com a cor roxa. Em Marília, as iniciativas são coordenadas por Fábio Teixeira, membro da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

A falta de diagnóstico ou constatação tardia das DIIs acontece porque os sintomas são muito inespecíficos, facilmente confundidos com outras doenças, explica o médico. “Por isso a importância de eventos que discutam e levem informação ao cidadão e ao próprio profissional de saúde”, disse.

Quando ocorre a demora ou tratamento inadequado, as doenças inflamatórias intestinais podem causar internações e cirurgias. Em casos mais graves podem matar.

CAFÉ COM SAÚDE

Neste sábado (11), a partir das 8h, Teixeira e os voluntários estarão na Casa do Médico de Marília (avenida Pedro de Toledo, 179) para um café da manhã e “bate papo” sobre todos os aspectos relacionados a essas doenças.

“Vamos conversar sobre causas, diagnósticos, sintomas, complicações, aspectos nutricionais e de alimentação, gravidez, aspectos jurídicos e de direitos dos pacientes”, disse o médico. Não é necessária inscrição prévia e a entrada é franca.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie