MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Esportes
qua. 08 maio. 2019

Bolsonaro anuncia GP do Brasil no Rio em 2020

por Amanda Brandão

Em solenidade na qual assinou em conjunto com o governador do Rio, Wilson Witzel, e o prefeito Marcelo Crivella nesta quarta-feira pela manhã um termo de compromisso para construção de um novo autódromo na capital fluminense, no bairro de Deodoro, na zona oeste da cidade, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou que o GP do Brasil de Fórmula 1 será realizado no Rio de Janeiro a partir de 2020.

Embora São Paulo tenha contrato com a categoria máxima do automobilismo para receber a etapa brasileira da F-1 até o próximo ano, Bolsonaro deu a entender que a edição de 2019 da corrida, marcada para ocorrer no dia 17 de novembro, deverá ser a última na capital paulista após um ciclo de 30 anos seguidos tendo como palco o Autódromo de Interlagos.

“A direção da Fórmula 1 resolveu, após o resultado das eleições do ano passado, tendo em vista quem foi eleito, na região que interessava pra eles (dirigentes da categoria), manter a possibilidade de termos a Fórmula 1 no Brasil. Em São Paulo, como havia participação pública e uma dívida enorme, tornou-se inviável a permanência da Fórmula 1 lá. Então, vieram para o Rio de Janeiro e o novo autódromo será construído em seis, sete meses, após o início das obras”, afirmou o presidente da República, para depois assegurar que a prova brasileira ocorrerá na capital fluminense já em 2020.

“De modo que, por ocasião, a Fórmula 1 do ano que vem será realizada no Brasil e, no caso, no Rio de Janeiro. São milhares de empregos, o setor hoteleiro feliz com toda certeza. Serão sete mil empregos diretos e indiretos que permanecerão para sempre. Ou seja, ganha o Rio de Janeiro, ganha o Brasil”, completou Bolsonaro.

Segundo Bolsonaro, a obra com previsão de conclusão em até sete meses será feita “sem nenhum dinheiro público”. O autódromo será construído em um terreno do Exército, que alguns políticos cariocas afirmam ser uma reserva ambiental. De acordo com o presidente, “o Exército preservou a área” e a obra vai gerar milhares de empregos diretos e indiretos e muitos permanentes.

O antigo autódromo do Rio de Janeiro, localizado em Jacarepaguá, também na zona oeste da cidade, que recebeu provas de Fórmula 1 na década de 1980, foi desativado em sua totalidade para a construção do Velódromo, utilizado nos Jogos Olímpicos de 2016.

Nesta quarta-feira, o presidente confirmou a ida da F-1 para o Rio a partir do próximo ano após participar de um evento que serviu para homenagear os soldados brasileiros que combateram na II Guerra Mundial. O chefe de Estado se encontrou com Witzel, Crivella, membros da Confederações Brasileira de Automobilismo (CBA) e representantes do consórcio responsável pelo projeto de construção do novo autódromo da cidade. E, de acordo com o prefeito do Rio, o autódromo se chamará Ayrton Senna, após o nome do tricampeão mundial de F-1, morto em 1994, ser sugerido por Bolsonaro.

Pela manhã, um dos filhos de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), comentou no Twitter sobre a assinatura do termo de compromisso. “A F-1 deixaria o Brasil, mas após a eleição de Jair Bolsonaro tomaram a decisão não só de permanecer mas de construir um novo autódromo no Rio de Janeiro”, escreveu, dando a entender que a permanência da prova brasileira no calendário da Fórmula 1 dependeria deste acordo para a capital fluminense passar a substituir São Paulo como sede da corrida.

Desde a demolição do antigo autódromo de Jacarepaguá, o Rio busca viabilizar uma nova pista para receber categorias internacionais de automobilismo. Em 2017, a prefeitura do Rio abriu o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para receber propostas sobre a construção do novo circuito. O consórcio Rio Motorsport apresentou um projeto no valor de R$ 700 milhões para construir uma pista em Deodoro. O objetivo é realizar a obra com recursos privados, com a concessão do espaço por 35 anos.

Nos últimos meses o lançamento do edital da obra travou. O Tribunal de Contas do Município (TCM) recomendou a alteração de 138 pontos no texto do projeto e encaminhou essas mudanças à prefeitura. Na Câmara dos Vereadores a ideia do novo autódromo encontra resistência, já que há um debate para se criar uma Área de Proteção Ambiental (APA), na Floresta do Camboatá, local que receberia o novo autódromo.

No mês passado, Witzel, Crivella e Bolsonaro receberam correspondências de dirigentes da Fórmula 1. O diretor de operações da categoria, Sean Bratches, oficializou o interesse da categoria de promover o GP no Rio nos próximos anos. Em novembro de 2018, o novo chefe da F-1, Chase Carey, visitou o Rio e conversou sobre o projeto do autódromo. O desenho da pista é assinado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, que é responsável por conceber outras pistas da categoria, com as de Cingapura, Bahrein e Abu Dabi.

Por outro lado, São Paulo tem contrato para receber o GP do Brasil de Fórmula 1 até 2020. A prefeitura da cidade, assim como a Interpub, promotora do GP, garantem que as negociações para renovar o acordo já foram iniciadas. Interlagos recebe a corrida ininterruptamente desde 1990, quando substituiu justamente o Rio de Janeiro no calendário da F-1. Com o anúncio feito por Bolsonaro nesta quarta-feira, porém, a capital fluminense deverá voltar a abrigar a prova brasileira a partir de 2020.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
  • 2
    Homem em situação de rua, que recebia ajuda, trai a confiança, assalta e agride benfeitor
  • 3
    Réu por assassinato em praça pública terá perícia sobre saúde mental e uso de drogas
  • 4
    Mototaxista é preso por tráfico de drogas durante abordagem na João Ramalho

Escolhas do editor

PODER LEGISLATIVO
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetosCâmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
ANÁLISE
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motosAcesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos
EFEITO IMEDIATO
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da CâmaraPrefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
Prefeita de Pirajuí tem mandato cassado pela maioria da Câmara
CRUZÁLIA
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na regiãoAcidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região
Acidente envolvendo carro e carreta mata ex-vereador na região

Últimas notícias

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana
Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos
Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’
Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie