Aeroporto de Marília pode ser privatizado ainda este ano
O aeroporto de Marília Frank Miloye Milenkovic pode ser entregue à iniciativa privada já no próximo semestre, junto com outros 19 espalhados pelo interior sob gestão do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).
Em coletiva de imprensa realizada no aeroporto de Ribeirão Preto nesta segunda-feira (29), o governador João Dória (PSDB) disse que o primeiro lote do programa de privatização envolvendo aeroportos sai na segunda metade de 2019.
“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos”, afirmou João Dória em sua primeira visita ao interior de São Paulo como governador em janeiro.
Na semana passada o Marília Notícia revelou que o horário de funcionamento do aeroporto local será reduzido para 18h diárias e deixará de ser 24h.
O novo horário passaria a valer no dia 1° de maio, mas o prazo foi prorrogado em 60 dias após reação das empresas aéreas.
“A nova medida é uma das ações que fazem parte de um programa de otimização de gestão do Daesp que vem se preparando para desestatizar seus aeroportos”, disse comunicado enviado ao site.
Em junho de 2018, durante sua pré-campanha, o governador João Dória (PSDB) esteve na cidade e revelou a intenção de privatizar o aeroporto local. Na ocasião a proposta recebeu destaque em reportagem do MN.
Saiba mais
O aeroporto estadual de Marília fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na zona Leste da cidade, distante três quilômetros do Centro.
Sua pista tem 1,7 mil metros de comprimento por 35 de largura e a companhia aérea que opera no local é a Azul. Outras atividades comerciais, segundo o Daesp, são o aeroclube e hangar.
O aeroporto Frank Miloye Milenkovich está entre os principais sob gestão do Daesp, mas fica bem atrás no número de passageiros na comparação com Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Bauru/Arealva e Araçatuba.
Entre janeiro e novembro de 2018 o aeroporto de Marília registrou embarques e desembarques de 61.240 passageiros, 6.554 pousos e decolagens de aeronaves e mais de 427 toneladas de embarque e desembarque de carga.
Por outro lado, o secretário de Administração de Marília, Cássio Pinto, explica que em Marília existe uma demanda muito maior de passageiros do que os dados oficiais podem mostrar.
“Muitos marilienses e moradores de cidades da região acabam utilizando os aeroportos de outras cidades, como Bauru e Rio Preto”, comentou na época.
O problema seria a operação de apenas uma companhia aérea na cidade e com poucos destinos e horários de voos.
“Nosso aeroporto não tem a infraestrutura adequada, mas com a reforma que está prevista haverá uma ampliação importante que permitirá um número maior de companhias em Marília”, afirmou Cássio.
“Podemos dizer que os números referentes a Marília estão subestimados”, completou o secretário.