MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
seg. 01 abr. 2019

Dinossauro manco viveu há 85 milhões de anos no interior

por Agência Estado

O estudo de uma vértebra fossilizada, encontrada há 20 anos, revelou que um titanossauro, espécie de dinossauro herbívoro que habitou o interior paulista há 85 milhões de anos, sofreu uma infecção que pode ter produzido uma anomalia em sua coluna.

O dinossauro pescoçudo provavelmente andava mancando sobre as quatro patas, segundo o paleontólogo Fabiano Vidoi Iori, um dos autores do estudo. “Esse animal certamente estava debilitado devido à patologia e acreditamos que acabou sendo presa fácil dos carnívoros da época”, disse.

O estudo, pioneiro no Brasil e terceiro no mundo com esse foco, segundo o pesquisador, foi publicado com destaque na edição de janeiro a maio da revista Cretaceous Research(Pesquisa Cretácea), da Elsevier, maior editora de literatura científica e referência mundial em publicações sobre o Cretáceo.

A vértebra estava no Museu de Paleontologia Pedro Candolo, em Uchoa, cidade do interior de São Paulo, e chamou a atenção de Iori quando ele trabalhava, com o biólogo Leonardo Silva Paschoa, na organização do acervo, em 2016. Eles constataram que a peça apresentava uma região anômala, que merecia ser melhor analisada.

Cientes de que ali havia algum segredo a ser revelado, os dois decidiram recorrer aos paleontólogos Thiago Marinho, do Museu de Peirópolis (MG), e Fernando Barbosa, especialista em paleopatologias da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As análises mostraram que a anomalia observada no osso foi decorrente de um processo infeccioso que gerou orifícios por onde o pus extravasava. Eles observaram também uma reação óssea de crescimento como tentativa de reparação da lesão e estabilização da coluna vertebral na porção da cauda.

Segundo Barbosa, a infecção é semelhante à produzida na coluna de humanos atualmente por tuberculose ou brucelose. É dele a tese, encampada pelos colegas, de que o titanossauro mancava. “Quando em vida, esse dinossauro Aeolosaurini provavelmente apresentava um quadro inflamatório relacionado a músculos responsáveis pela movimentação das patas traseiras, o que dificultaria o caminhar, tornando-o manco. Obviamente, no mundo animal, tal restrição do movimento poderia ter sido fatal, já que o indivíduo com essas condições teria enorme dificuldades de obter água, alimentos e se defender dos ataques de predadores”, disse.

Barbosa defende a continuidade das pesquisas. “São estudos importantes para entendermos quais as condições de saúde a que determinados animais extintos estavam submetidos e como essas doenças afetavam populações pretéritas. Com a continuidade, será possível entender também como algumas doenças que afetam a população humana atualmente surgiram e evoluíram”, disse.

Registro inédito

Conforme Iori, só agora, no Brasil, as pesquisas avançam além da simples classificação dos fósseis. “Estamos diante de um registro inédito na paleontologia brasileira, pois se trata do primeiro caso de diagnose deste tipo de patologia em dinossauros saurópodes no País e do terceiro no mundo”, disse. O artigo publicado na Cretaceous Research tem autoria de Barbosa, Marinho, Paschoa e Iori.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 2
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 3
    Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
  • 4
    Após luta pela vida, motoboy deixa UTI dois meses depois de acidente em Marília

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em MaríliaNovas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
MÚSICA
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacionalCapital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
FERROVIA
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera CruzJustiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
METEOROLOGIA
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horasMN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas

Últimas notícias

Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Candidato a deputado, Rogerinho é autor de lei que fortalece a causa animal
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie