Professor da Famema escreve capítulo de livro internacional
O Vice-Diretor da Faculdade de Medicina de Marília e docente da disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Famema, Prof. Dr. José Augusto Sgarbi, contribui na autoria de um capítulo do livro “The thyroid and its diseases” (A tireoide e suas doenças), que acaba de ser lançado pela Editora Springer International na Europa e nos Estados Unidos.
O Professor José Sgarbi participa do capítulo com o título “Hipertireoidismo Subclínico”, em conjunto com a médica argentina do Serviço de Endocrinologia e Metabolismo da Unidade Assistencial Dr. César Milstein, Profa. Dra. Gabriela Brenta, também docente da Universidade de Buenos Aires e professora de pós-graduação da Universidade Favaloro, na capital argentina.
Os editores Markus Luster (Alemanha), Leonidas Duntas (Grécia) e Leonard Wartofsky (Estados Unidos) reuniram artigos científicos relacionados à tireoide dos principais pesquisadores do mundo.
De acordo com o estudo publicado no capítulo do livro “The thyroid and its diseases” pelos pesquisadores brasileiro (Prof. Dr. José Sgarbi) e argentina (Profa. Dra. Gabriela Brenta), o Hipertireoidismo Subclínico foi bioquimicamente definido pelos valores de soro TSH abaixo do menor intervalo de referência com hormônios tireoidianos dentro da normalidade .
Hipertireoidismo subclínico é também conhecido como tireotoxicose subclínica, termo mais amplo que refere-se à ação elevada de hormônio da tireoide em tecidos.
Tireotoxicose subclínica, portanto, inclui tanto a forma “exógena” quanto as formas “endógenas”. Tireotoxicose subclínica exógena é devido à administração de hormônios da tireoide, enquanto a forma endógena pode ser explicada pela “liberação de hormônios de tireoide armazenados” ou uma “verdadeira forma de hipertireoidismo com aumento da síntese e secreção de hormônios tireoidianos pela glândula tireoide.
O livro “The thyroid and its diseases” é um guia atualizado e abrangente para todos os distúrbios comuns da tireoide. Embora os fundamentos da função e regulação dos hormônios tireoidianos na saúde e na doença estejam bem cobertos, o foco principal é a abordagem clínica da doença da tireoide, com cobertura detalhada do diagnóstico e tratamento inicial. Como a maioria das doenças endócrinas é crônica e duradoura, uma ênfase especial é destinada no tratamento a longo prazo e nas armadilhas comuns que podem ser encontradas pelo clínico.
Os editores são líderes reconhecidos internacionalmente no campo das doenças da tireoide e reuniram uma excelente equipe de autores, todos altamente especializados em suas respectivas áreas, mas que, igualmente importante, escrevem em um estilo claro e lúcido. A numerosa quantidade de imagens ultrassonográficas assegura que o livro servirá como um valioso atlas de referência ao qual o médico retornará repetidas vezes.