Com baixa no estoque Hemocentro abre no domingo
O Hemocentro vai funcionar neste domingo, dia 18 de janeiro, das 7h às 12 horas para manutenção dos estoques sanguíneos. O objetivo é mobilizar a população para aumentar o número de doadores de sangue no período de férias escolares.
Excepcionalmente, o banco de sangue não realizará coletas externas em janeiro. Para suprir a demanda, a equipe de captação e de atendimento a doadores do Hemocentro fará uma ação emergencial no domingo com a coleta interna.
Além dos doadores de Marília, espera-se também a adesão de doadores de municípios da região. Através de telefonemas e de cartas, a equipe espera sensibilizar as pessoas de outras cidades para que venham até o Hemocentro para doar sangue. Doadores cadastrados nos municípios de Gália, Fernão, Quintana, Oscar Bressane, Júlio Mesquita, Álvaro de Carvalho, Vera Cruz e Inúbia Paulista estão sendo convocados para comparecer.
“Nesta época de início de ano, após as comemorações de final de ano, em pleno período de férias, é comum ocorrer baixa no estoque de sangue no Hemocentro. Pensando na necessidade de manter o nível do estoque de sangue para atender a demanda de nossos pacientes, que pode até aumentar devido maior risco de acidentes neste período, contamos com a sua colaboração, solidariedade e doação. Seja multiplicador desta ação para seus amigos colaboradores e funcionários, pois nossa meta é atingir 100 bolsas coletadas neste domingo”. Nesse trecho da correspondência que o Hemocentro envia aos doadores, fica claro o apelo para que as pessoas compareçam e que possam auxiliar a suprir o baixo estoque de sangue desta época do ano.
Atualmente os tipos em falta são O negativo com 19 bolsas, enquanto o ideal seria de 40 a 70, o B negativo com uma, quando deveria ter no mínimo cinco, o A negativo com apenas 15, com estoque ideal entre 40 a 70 e o AB negativo com 3, quando o ideal seria cinco bolsas. Apenas os tipos B positivo com 76 bolsas e o AB positivo com 22, estão acima do estoque ideal. O A positivo tem 202 para um mínimo ideal de 250 e o O positivo tem 175 também para o mínimo de 250 bolsas.
Para doar é preciso pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, apresentar bom estado de saúde, não estar fazendo uso de nenhum tipo de medicamento, ter dormido bem na noite anterior e evitar o consumo de bebida alcoólica. Antes de doar, o interessado passa por uma triagem com verificação da pressão arterial, pulso e temperatura.
O Hemocentro fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 18h de segunda a sexta, exceto na quinta-feira até às 20h (Super Quinta) e das 7h às 12h aos sábados. Mais informações pelo telefone 3402-1851.