MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qua. 09 jan. 2019

Fies oferta 100 mil vagas

por Agência Estado

Com oferta de 100 mil vagas no primeiro semestre de 2019, o programa de financiamento estudantil Fies manterá em 2019 a mesma essência do ano passado. O edital do programa para a primeira metade deste ano traz apenas uma mudança na modalidade P-Fies, que usa funding dos bancos privados e que teve pouca contratação no ano passado.

Com inscrições abertas a partir de 5 de fevereiro, o Fies deste ano oferece as mesmas 100 mil vagas do ano passado na modalidade que usa recursos públicos. A diferença em 2019, conforme destacam representantes do setor privado ouvidos pela reportagem, é que a totalidade dessas vagas será disponibilizada já nesta primeira parte do ano.

Em 2018, foram disponibilizadas 80 mil vagas no primeiro semestre e 20 mil no segundo semestre. A expectativa do setor privado é que a oferta do segundo semestre será das vagas não preenchidas neste começo de ano.

O edital deste ano mantém as principais regras para adesão de estudantes ao Fies. Na modalidade com recursos públicos, o aluno precisa ter renda familiar de até três salários mínimos e nota do Enem superior a 450 pontos, além de não poder zerar a redação

Outra mudança ocorreu no P-Fies, a modalidade que usa recursos de instituições financeiras privadas. Em vez de a nota do Enem ser usada para criar uma ordem de classificação dos alunos, agora prevalece a ordem de inscrição. Ou seja, o estudante que se inscreve primeiro, obtém a vaga pra contratar financiamento junto ao banco privado.

Criado em 2018 com alarde e como uma aposta para fomentar o financiamento estudantil sem comprometer as contas públicas, o P-Fies avançou pouco. De acordo com dados levantados pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), das 210 mil vagas prometidas em 2018 nessa modalidade do financiamento com recurso privado, só foram efetivados 500 contratos.

Conforme o cronograma publicado nesta quarta-feira, 9, o período de inscrição no site fies.mec.gov.br. vai de 5 a 12 de fevereiro A partir do dia 18, será divulgado o resultado da seleção prévia e os selecionados terão até 25 de fevereiro para complementar a inscrição.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília
  • 2
    Dupla armada pula muro, invade residência e rende idosa na região central de Marília
  • 3
    Morador de Oriente é encontrado morto dentro de casa após dois dias sem notícias
  • 4
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília
Festa de Natal das Crianças emociona e reúne público recorde
Previsão de chuvas até domingo mantém Marília em estado de alerta
Marília lança Calculadora Ecológica para medir e compensar emissões de CO₂

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie