Produtos da ceia de Natal podem custar até quatro vezes mais, alerta Procon
O Natal está chegando e muitas lojas divulgam sugestões e promoções para quem não abre mão de preparar a tradicional ceia e presentear familiares em Marília. Para quem ainda não comprou, é necessário atenção: o Procon alerta que os produtos tem variação de preço de até 450%.
A orientação foi repassada pelo órgão estadual, mas a situação pode ser a mesma na cidade. O Procon Marília orienta cautela na hora de gastar, pois existem despesas inevitáveis no início do ano, como IPTU, IPVA e até material escolar.
Segundo Guilherme Morais, coordenador do Procon Marília, o planejamento é essencial para fugir das tentações, principalmente para quem ainda não comprou nada.
“Antes de qualquer coisa, o consumidor deve pensar no quanto pode gastar. Os produtos de ceia de Natal estão em alta. Isso faz com que o consumidor tenha a necessidade de pesquisar o preço. Existem pesquisas que apontam variação de preços do mesmo produto de 450%. Não deixe nada para comprar de última hora”.
Em relação às compras, Guilherme Moraes destaca que, mesmo com os preços já definidos, os consumidores devem barganhar por descontos.
“Comprando uma quantidade maior de produtos, o consumidor tem a possibilidade de barganhar e ganhar mais descontos. Se a forma de pagamento for o dinheiro é possível obter um desconto ainda maior”.
“No entanto, é vedado para o fornecedor realizar o acréscimo de qualquer valor pelo uso do cartão de crédito ou débito. Em relação aos presentes, a troca não é obrigatória, somente se o vendedor garantiu e se a loja já tem a política de trocas.”, alertou o coordenador.
Para os atrasados, o Marília Notícia divulgou o horário de funcionamento do comércio neste fim de ano. Em caso de reclamações, a orientação é que os consumidores procurem o Procon de Marília, na Avenida das Indústrias, 294, ao lado do Ganha Tempo.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, menos nos feriados e pontos facultativos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3401-2466.