Acadêmicos do curso de RH resolvem problemas de empresas
Acadêmicos do curso de Recursos Humanos da Universidade de Marília (Unimar) concluíram a disciplina de Planejamento com apresentações de projetos baseados em problemas com equipes, diagnosticados em empresas e indústrias.
O gestor de Recursos Humanos é o responsável pelo recrutamento, seleção, preparação e gestão dos colaboradores. O profissional é qualificado e recebe os conhecimentos específicos para o mundo dos negócios, podendo atuar na gerência, assessoria ou consultoria de empresas e indústrias.
Na disciplina de Planejamentos, os acadêmicos aprendem na prática como desenvolver métodos que contribuam com o crescimento da empresa e dos colaboradores.
De acordo com a professora Sônia Sueli Azevedo Abreu Santos, responsável pela disciplina, muitos empresários ou gestores não conseguem identificar as dificuldades cotidianas que desestimulam a equipe e podem contribuir para o atraso do crescimento da empresa.
“No curso, o acadêmico aprende a vender idéias, a entender sua equipe e colocar em prática metodologias que vão beneficiar toda a empresa”, explica Sônia.
O trabalho é realizado durante todo o semestre. Já no primeiro mês, os alunos são instruídos de como desenvolver o trabalho. Ao longo dos meses, eles vão analisando as deficiências da empresa escolhida.
Com orientação da docente e conhecendo as formas de solução de problemas, os alunos vão desenvolvendo a metodologia que utilizarão com os colaboradores e gestores da empresa. No final do semestre, uma mostra de trabalhos foi realizada pela equipe com os resultados obtidos.
“A surpresa que eu tive é que realmente os acadêmicos entenderam a importância da comunicação. Às vezes, as pessoas falam que a teoria não funciona na prática, mas ao longo da disciplina os acadêmicos perceberam que funciona sim, principalmente quando os alunos especificaram o problema, passaram a motivação aos funcionários e cuidaram da comunicação de cada setor”, ressalta a professora.
Os graduandos de Recursos Humanos aprovaram a metodologia utilizada. Para o acadêmico Fábio Augusto, a disciplina foi responsável por contribuir com o desenvolvimento de habilidades essenciais para a profissão.
“Nós desenvolvemos maquetes representando a nossa empresa, fictícia, para exemplificar os problemas e quais ações propostas para a solução dos casos.
Conseguimos, desta forma, realizar as propostas e o mais importante, aprender”, comemora Fábio.
Um dos grupos trabalhou com problemas reais de uma empresa mariliense. Para a integrante da equipe, Gabriela de Paula, foi importante contribuir para uma empresa consolidada no mercado durante os anos da graduação.
“Nós contribuímos para a empresa porque conseguimos identificar com exatidão as deficiências cotidianas. Agimos diretamente no foco e solucionamos o problema. Para mim foi enriquecedor”, comemora a acadêmica.