MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 07 nov. 2018

HC/Famema publica esclarecimento sobre superlotação

por Leonardo Moreno

Dia de superlotação do Hospital das Clínicas de Marília (Foto: Divulgação/Arquivo)

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) publicou uma nota de esclarecimento sobre as ocorrências de superlotação no setor de emergência. Um vídeo mostrando a situação circulou na internet recentemente.

O autor da gravação, que foi divulgada pelo Marília Notícia, é o médico Ricardo Cruz de Rezende Paoliello. Ele foi demitido após a repercussão.

O Conselho Regional de Medicina (Cremesp) investiga tanto a atitude do profissional da saúde, quanto sua demissão.

“Importante confirmar que a demissão do profissional não se deve isoladamente ao ato da publicação do vídeo que expõe a realidade da Unidade de Urgência e Emergência nas redes sociais, no entanto, a instituição não se manifestará publicamente a respeito dos outros fatores, considerando principalmente a preservação da imagem do ex-funcionário”, disse o hospital em nota.

Além de Marília, o HC é referência para outros 61 municípios da região, onde vivem aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Em nota sobre a superlotação, a superintendente do hospital, Paloma Libânio Nunes, alega que trata-se de “um fenômeno contemporâneo, de natureza complexa e que envolve diversos fatores”. O problema, de acordo com ela, também afeta outras regiões do país e do mundo.

As causas da superlotação seriam internas e externas aos hospitais, conforme a nota de esclarecimento.

“A gestão”, diz Paloma, “está empenhando todos os esforços na busca de ampliar o acesso dos pacientes ao nosso serviço e prestar um cuidado humanizado, responsável e de qualidade à nossa população”.

A otimização das agendas cirúrgicas, estruturação da alta responsável, o fortalecimento do Núcleo Interno de Regulação (NIR), a proposição de leitos de rotatividade de 72 horas, seriam algumas medidas já em andamento para resolver as limitações internas.

O outras ações em processo de estruturação envolvem a implantação do escritório de alta e do plano de capacidade plena.

Por outro lado, algumas causas do problema seriam de responsabilidade “externa”, ou seja, das gestões municipais e estadual. A diminuição no número de leitos e o aumento da população – temas de reportagem recente do MN – são alguns exemplos.

Sobre esses obstáculos, o hospital também estaria se mobilizando em busca de “melhorias no fluxo da Rede de Atenção de Urgência e Emergência (RUE), discutindo e repactuando os papeis e responsabilidades dos serviços que integram esta Rede”.

Na tentativa de amenizar a situação, representantes do HC também estariam integrando conselhos municipais, reuniões de câmara técnica e de comissões intergestores regionais para discussão dos problemas enfrentados pela instituição.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 3
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 4
    Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

Motorista entra na contramão e provoca acidente com motocicleta em Garça
Santa Casa de Marília atinge capacidade máxima das UTIs devido a doenças agravadas pelo frio
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie