MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
seg. 29 out. 2018

Bolsonaro venceu em 16 Estados e quatro regiões

por Agência Estado

Votação de cada presidenciável por estado no 2º turno. (Foto: Divulgação)

Jair Bolsonaro (PSL) venceu a eleição presidencial com 55% dos votos válidos, após passar todo o segundo turno como favorito, de acordo com a série de pesquisas Ibope/Estado/TV Globo. A tendência de queda verificada nas três pesquisas, feitas entre o dia 15 e a véspera da votação, não foi forte o suficiente para permitir sua ultrapassagem pelo adversário, Fernando Haddad (PT), que ficou com 45% dos votos.

Em números absolutos, foram 57,7 milhões de votos para o candidato do PSL, e 47 milhões para o petista.

Depois de obter 46% das preferências no primeiro turno, Bolsonaro elevou sua votação na segunda rodada eleitoral em 9 pontos porcentuais, ou 7,8 milhões de votos. Haddad, que conquistou 29% no dia 7 de outubro, ampliou ainda mais seu eleitorado no domingo, 28, em 15 pontos porcentuais – em números absolutos, foram quase 15 milhões de votos a mais.

Geografia

Depois de se firmar como candidato do antipetismo, Bolsonaro venceu em quatro das cinco regiões do País. Em termos proporcionais, sua maior vantagem foi registrada no Sul e no Centro-Oeste, onde teve 68% e 67%, respectivamente, ante 33% e 32% do adversário.

No Sudeste, onde vivem aproximadamente quatro em cada dez eleitores, o candidato do PSL teve 65%, 30 pontos porcentuais a mais que Haddad. Em números absolutos, foram quase 13 milhões de votos a mais. No Norte, foi registrada a disputa mais equilibrada: 52% a 48% para Bolsonaro.

No Nordeste, Haddad ampliou a vitória, que já havia obtido no primeiro turno e chegou a 70%, com vantagem de 40 pontos sobre o adversário.

Em quantidade de Estados, o candidato eleito ficou à frente em 16 (contando o Distrito Federal), e o derrotado, em 11. No primeiro turno, o placar pró-Bolsonaro havia sido de 17 a 9. No segundo turno, as maiores vantagens proporcionais ocorreram no Acre (77% a 23%), em Santa Catarina (76% a 24%) e em Rondônia e em Roraima (72% a 28% em ambos).

Haddad ganhou em 2.810 cidades, ante 2.760 de Bolsonaro. Haddad herdou a vitória em todos os 103 municípios em que Ciro Gomes (PDT) tinha obtido maior parte dos votos, todos na Região Nordeste do País. No Estado do Ceará, maior reduto de Ciro, o petista teve um de seus melhores desempenhos no Brasil e ficou com 71% dos votos válidos.

O ex-prefeito de São Paulo tentou levar o PT à quinta vitória consecutiva em disputas presidenciais. Ele teve, porém, o pior desempenho de um petista em um segundo turno desde 1989, quando Luiz Inácio Lula da Silva teve 47% dos votos. Em comparação com a votação de Lula em 2002 e 2006, Haddad conquistou 16,7 e 16,2 pontos porcentuais a menos, respectivamente. Ante Dilma Rousseff em 2010 e 2014, a redução foi de 11,5 e 7,1 pontos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie