MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 16 jun. 2014

Sistema reduz em 60% tempo de recepção na internação da Santa Casa

por Marília Notícia
stacasa

Funcionária, em contato com paciente por telefone

A implantação de um processo simples, mas eficiente, deu agilidade a um dos principais setores da Santa Casa de Marília. A recepção para internação, porta de entrada para a maioria dos pacientes cirúrgicos, adotou o pré-cadastro e em poucos meses já colhe os resultados: o tempo médio para preenchimento de formulários e documentos caiu mais de 60%.

A coordenadora de negócios do hospital, Márcia Mota, explica que o procedimento é feito para clientes do SUS (Sistema Único de Saúde), demais convênios e particulares com base na agenda do centro cirúrgico. “A partir do novo sistema de dados adotado pela instituição, passamos a contar com essa possibilidade. Uma funcionária liga e coleta todas as informações. Além de reduzir o tempo de espera no ato de internação, também podemos melhorar o planejamento, dimensionando os recursos do hospital para receber melhor os pacientes”, afirma.

Em 2013, a Santa Casa de Marília registrou 11.313 internações, média de 942 por mês. Com o processo de renovação do parque tecnológico e ampliação do centro cirúrgico, a tendência é de crescimento, acredita Márcia. “Temos que melhorar os nossos processos para fazer frente a este crescimento. Algumas mudanças são simples e dependem mais da iniciativa do que investimentos”, ressalta.

A encarregada do setor de internação, Patrícia Elaine Custódio, lembra que um minuto a menos já é um ganho considerável para reduzir a tensão natural de quem se prepara para uma cirurgia. Geralmente, o acompanhante e o paciente chegam apreensivos e quanto menos tempo ficam na recepção, melhor . “O tempo médio para preenchimento do cadastro variava de 30 a 40 minutos. Conseguimos reduzir para 15”, conta.

Muitas das informações do cadastro são exigências da ANS (Agência Nacional de Saúde), previstas em leis e normas. “Às vezes o paciente estranha algumas perguntas, não as relacionando ao seu procedimento médico. Porém a legislação é rigorosa e temos que disponibilizar ao Ministério da Saúde informações detalhadas sobre a pessoa que está sendo atendida”, explica Márcia. Um exemplo é o questionamento sobre a religião, um dado pessoal que para alguns pode ser irrelevante, mas em caso de internação é importante para que o cidadão seja respeitado integralmente em sua liberdade de culto.

Para facilitar ainda mais o cadastro, a coordenadora lembra a importância do paciente ou responsável apresentar documentos pessoais, carteirinha do convênio (se for usuário de plano de saúde) e Cartão Nacional de Saúde, emitido pelo Ministério da Saúde. Márcia lembra ainda que, gradativamente, o cartão do SUS será exigido independente da modalidade de atendimento. “A emissão é gratuita e o pedido pode ser feito no posto de saúde mais próximo de casa”, orienta.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 3
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores nativas
  • 4
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília

Escolhas do editor

ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
EDUCAÇÃO
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professoresPrefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
CENSO
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGEMarília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
Marília tem 24 localidades com concentração de moradores, diz IBGE
HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Últimas notícias

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores
Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores
Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie