Presos de Marília ficam sem ‘saidinha’ no Dia das Crianças
Os 582 presos do regime semiaberto da Penitenciária de Marília permanecem presos durante o feriado no “Dia das Crianças”, comemorado nesta sexta-feira (12).
Conforme o Marília Notícia apurou, nenhum detento terá a liberdade provisória concedida no feriado na unidade de Marília. Isto porque os presos de Marília já saíram quatro vezes neste ano – janeiro, março, maio e agosto.
Os detentos terão somente mais uma saída provisória durante esse ano, que deve ocorrer em dezembro, próxima do Natal.
Conforme a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o índice de evasão de agosto foi de 3% na Penitenciária de Marília.
Dos 397 presos que receberam o direito da liberdade provisória, 14 não retornaram para a Penitenciária. Eles foram considerados foragidos da Justiça e seguem sendo procurados pela polícia.
De acordo com a Secretaria, a saída temporária é um benefício concedido somente para o preso do regime semiaberto e com bom histórico de comportamento.
A lei estabelece que são no máximo seis saídas durante o ano, geralmente em datas comemorativas, ou perto delas. Das seis saídas ao ano, o detento será beneficiado com cinco. O benefício é concedido visando a ressocialização do preso.