MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Política
sáb. 06 out. 2018

Haddad e Alckmin têm piores desempenhos do PT e PSDB

por Amanda Brandão

Pelas pesquisas de intenção de voto, Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) se tornaram os piores candidatos de seus partidos à Presidência.

O Poder360 compilou o resultado de todos os petistas e tucanos nas eleições desde a redemocratização.

Haddad pontuou 25% dos votos válidos na pesquisa Datafolha de 4 de outubro, 3 dias antes do 1º turno. Desde 1994, quando Lula tinha 22% das intenções de voto, o PT não ia tão mal.

Alckmin atingiu 9% dos votos válidos. O pior desempenho de 1 tucano tinha sido em 1989.

Haddad

O PT definiu Haddad como candidato a presidente no dia 11 de setembro, faltando apenas 25 dias da votação de 1º turno.

A sigla escolheu em convenção e registrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Lula como candidato, mesmo com a prisão do ex-presidente.

Lula foi preso no dia 7 de abril pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

O ex-presidente foi condenado em 2ª Instância pelo TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) com base em 1 processo da operação Lava Jato que o acusa de receber 1 tríplex no Guarujá (SP) da empreiteira OAS como forma de recebimento de propina.

Na madrugada de 1 setembro, o TSE barrou a candidatura de Lula com base na Lei da Ficha Limpa e deu 10 dias de prazo para sua substituição na corrida eleitoral.

Haddad e a candidata a vice-presidente Manuela D’Ávila (PC do B) foram aprovados pela Executiva Nacional do PT no último dia do prazo. A partir desse dia começou 1 processo de associar Haddad à Lula.

Apesar de haver uma transferência suficiente de votos de Lula para Haddad, que possibilitou o ex-ministro ir ao 2º turno, a indefinição em torno da candidatura petista gerou incerteza entre o eleitorado, além do fato de Jair Bolsonaro (PSL) se fortalecer como figura antipetista.

Alckmin

O PSDB foi desgastado pelas complicações de seus filiados com a Justiça. A principal mácula tucana foi deixada por Aécio Neves, candidato à Presidência do partido em 2014, gravado pedindo dinheiro ao empresário Joesley Batista, da JBS.

Alckmin também teve de dar explicações sobre investigações enfrentadas em relação aos seus governos a frente do Estado de São Paulo. O único acusado defendido pelo tucano foi o ex-presidente da Dersa e ex-secretário de Transportes do Estado, Laurence Casagrande. Alckmin se referiu a Laurence ao longo de toda sua campanha como “1 homem correto e injustiçado”.

A campanha de Alckmin também foi durante criticada por tucanos e por partidos aliados, como o Centrão. Alckmin foi cobrado para ter participação mais ativa na internet e criticado por ter optado criticar Jair Bolsonaro (PSL) ao longo da campanha, em vez de concentrar esforços contra o PT e retomar a marca de partido antipetista, antes dominada pelo PSDB e absorvida por Bolsonaro.

Fonte: MSN

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie