Prefeitura faz intervenção ambiental e promove a preservação das nascentes
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, promoveu nova ação ambiental na cidade, realizando força tarefa para limpeza e descontaminação da área localizada na avenida Yusaburo Sasazaki e adjacências, no Distrito Industrial, zona norte do município.
O local foi escolhido por receber constantemente descartes de resíduos sólidos nocivos ao meio ambiente, contaminando o solo e as nascentes do Ribeirão dos Índios que se localizam nesta região.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, “o local vinha sofrendo constantemente, ao longo de vários anos, descartes de todos os tipos de materiais, inclusive os mais agressivos e prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Lembro que o Ribeirão dos Índios foi analisado como potencial fornecedor de água para consumo humano e sua contaminação é um grave crime ambiental. É obrigação do poder público zelar pelo local, cuidando destas nascentes em benefício da nossa geração, bem como para as gerações futuras.”
A equipe de limpeza urbana utilizou máquinas e caminhões para retirada de toneladas de resíduos do local, como entulhos de construção civil, lâmpadas, computadores danificados, pneus, galhos, vidros, pilhas e baterias, além de lixo doméstico e animais mortos.
Após a limpeza, a equipe da Divisão do Meio Ambiente realizou o cercamento e obstrução em todo perímetro, devidamente autorizado pelo órgão competente, iniciando a descontaminação do local e elaborando projeto para urbanização através de arborização urbana.
“Os materiais descartados nesta área refletem a necessidade em melhorarmos a Educação Ambiental no município e é exatamente nisso que estamos focados neste momento. Em todas as ações que desenvolvemos, tentamos passar para a população a necessidade de mudanças de hábitos, principalmente quanto aos descartes incorretos de resíduos sólidos. Limpamos diversas áreas semanalmente e, pouco tempo depois, percebemos que os locais encontram-se novamente contaminados com agentes nocivos. O poder público vem cumprindo com sua responsabilidade quanto à limpeza urbana, mas a população precisa colaborar evitando poluir nosso meio ambiente com descartes incorretos desses materiais. Para se ter uma ideia, nesta área das nascentes do Ribeirão dos Índios encontramos materiais altamente contaminantes, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio, o lítio e o fósforo, apenas para citar alguns, sendo parte destes potencialmente cancerígenos”, destacou Cassiano Rodrigues Leite, Chefe do Meio Ambiente do município.
O secretário Vanderlei Dolce finaliza, dizendo que, “há pouco tempo esta região sofreu com ataques de escorpiões, que foram favorecidos em sua reprodução pelo ambiente apropriado para sua sobrevivência em meio a entulhos e demais materiais descartados nesta área. Com esta intervenção, retiramos os materiais nocivos ao meio ambiente, eliminando também os possíveis focos de criadouros destes escorpiões, além de outros insetos, como o Aedes Aegypti, por exemplo. E com o projeto para revitalização e arborização desta área, buscamos dar maior qualidade de vida aos moradores desta região, melhorando a qualidade do ar e do paisagismo local. Mas reforço meu pedido para colaboração de todos, para mantermos limpas nossas áreas públicas, a fim de termos uma cidade cada vez limpa e organizada, que é compromisso do prefeito Daniel Alonso, mas todos têm responsabilidade de colaborar com o bem comum”.
Mais informações sobre projetos como este ou sugestões para melhorias nas questões ambientais poderão ser obtidas pelo telefone (14) 3454-3400.