MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 12 set. 2018

Alzheimer é tema de palestra no Cras Teotônio Vilela

por Amanda Brandão

A iniciativa faz parte do “Setembro Lilás”, mês de conscientização sobre a doença.

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça feira (11) palestra com o geriatra Dr. Valdeci Oliveira Santos Rigolin, com o tema sobre o mal de Alzheimer no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Teotônio Vilela.

Os públicos alvos foram os grupos de serviços de convivência, fortalecimento de vínculos de idosos, grupo de atividade física em parceria com o Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e comunidade.

A iniciativa faz parte do “Setembro Lilás”, mês de conscientização sobre a doença de Alzheimer.

O objetivo da palestra para os idosos foi orientar sobre a doença e foi aberta uma roda de perguntas na qual os idosos participaram juntamente com o Dr. Rigolin.

Para a Maria Rios, aposentada de 68 anos e moradora da comunidade da zona sul, fez a primeira pergunta, dizendo que a mãe dela anda esquecida e queria saber qual a idade pode ser detectado que o Alzheimer está chegando.

Com mais de 20 anos de estudos no assunto, o médico Dr. Rigolin diz que os estudos mais recentes projetam a incidência de Alzheimer na proporção entre 1% e 2% para a população a partir dos 60 anos.

Na faixa etária a partir de 70 anos, este percentual já fica entre 2% e 3%. Nas pessoas que já completaram 80 anos, a doença ocorre em pelo menos 5% dos indivíduos.

ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência e é incurável, mas que pode ser tratada. Os neurônios em certa parte do cérebro são destruídos, o que pode levar a déficits nas funções cognitivas, atividade motora e comportamento.

São três estágios da doença, no qual a primeira é o esquecimento leve, dificuldade de encontrar palavras e de se lembrar de acontecimentos recentes. Na medida em que o Alzheimer progride há uma perda total de autonomia do paciente e fica incapaz de reconhecer pessoas, lugares e objetos. Já na fase terminal, o paciente pode ficar de 10 a 20 anos acamado.

A coordenadora do Cras Teotônio Vilela, Cláudio Scalco, destacou a palestra. “É muito importante para que possamos tirar dúvidas e orientar os nossos usuários do Cras para que, se tiverem algum sintoma da doença, procurar um especialista”.

A secretária municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, agradece à comunidade e aos idosos do Cras Teotônio Vilela em participarem da palestra. “Foi fundamental a participação de todos. Eles puderam tirar dúvidas e obterem mais informações sobre a doença. Agradeço também à disponibilidade do Dr. Rigolin, que aceitou o convite para participar.”

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie