Bombeiros de Marília são capacitados no combate a incêndios com aeronaves
O Corpo de Bombeiros de Marília realizou um treinamento de combate a incêndios em vegetação com auxílio de aeronaves na tarde desta quinta-feira (30) no Aeroporto Estadual de Assis (cerca de 75 quilômetro de Marília).
A ação foi realizada pelo décimo grupamento de Bombeiros da cidade, juntamente com a coordenadoria estadual de proteção e Defesa Civil.
O treinamento, que contou com instruções teóricas e práticas relacionadas aos procedimentos administrativos e operacionais, teve como objetivo nivelar os conhecimentos dos profissionais envolvidos e instruí-los ao trabalho em conjunto para maior efetividade.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o uso da aeronave será utilizado nos grandes incêndios em coberturas vegetais e Áreas de Preservação Permanente (APPs). A integração diminuirá o tempo de combate e, conseqüentemente, minimizará danos ao meio ambiente.
A iniciativa foi realizada por meio da “Operação Corta-Fogos”, realizada todos os anos no período de junho a outubro, que tem por objetivo reduzir os danos à vida, ao patrimônio e ao meio ambiente, causados pelos incêndios que assolam as coberturas vegetais no Estado nos períodos de estiagem.
O novo recurso de combate a incêndios da Operação Corta Fogo na região foi conquistado em parceria com a Defesa Civil Estadual. Por meio de licitação, a empresa Vale Paranapanema Aviação Agrícola, especializada no combate aéreo de incêndios em coberturas vegetais, foi contratada para atender ocorrências de maneira integrada com o Corpo de Bombeiros.