Frente fria provoca chuva e queda nas temperaturas em Marília
A chegada de novas frente frias voltaram a trazer chuva e queda nas temperaturas em Marília, depois de 12 dias sem chuvas e termômetros em elevação na última semana. Precipitações já foram percebidas em algumas regiões da cidade nesta quarta-feira (22).
A meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp, com equipamentos em Bauru, aponta chuvas “desde o Leste do Mato Grosso do Sul ao Sul do Estado de São Paulo, atingindo as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-oeste e Sul”.
Durante esta manhã, além de Marília, também foram registradas chuvas em Dracena, Assis, Presidente Prudente, Palmital, Ourinhos, Tupã, Itapeva e Norte do Paraná, com ventos de noroeste/oeste, fracos a moderados.
Para Marília, segundo Zildene, a previsão é de máximas em 26°C e mínimas de 17°C nesta quarta-feira. “Sistema frontal sobre o estado de São Paulo, ocasiona muita nebulosidade e ocorrências de chuvas”, explica a especialista.
De acordo com ela, na quinta-feira (23), o tempo permanece estável, com bastante nuvem e chuvas isoladas na região de Marília.
Já na sexta-feira (24°C), é bom prepara o agasalho, já que a “aproximação de uma nova frente fria favorecerá o aumento das condições de instabilidade sobre o estado de São Paulo”, diz a meteorologista.
“Desta forma, a partir do período da tarde, haverá aumento gradativo de nebulosidade, com ocorrência de chuvas nas regiões oeste, sudoeste, sul e leste do estado”, detalha a profissional do IPMet.
Dados da Defesa Civil do Estado de São Paulo mostra que agosto já contabilizou cinco dias com chuvas em Marília, mas fazia 12 dias que não havia registro de precipitação. No mês os milímetros acumulados nos pluviômetros indicam acumulados de 7% acima da média histórica.
Reportagens recentes do Marília Notícia mostraram que nos últimos meses houve menos chuvas que o normal, o que chegou a derrubar a qualidade do ar na cidade, de acordo com a Cetesb.