Florada de 500 ipês-brancos atrai público ao Bosque Municipal
Um bosque dentro de outro bosque. O “Bosque dos Ipês” fica localizado no interior do Bosque Municipal Rangel Pietraroia de Marília e desde os últimos dias tem atraído o público interessado em apreciar a florada branca de aproximadamente 500 árvores.
O endereço é avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, sem número, na zona Leste da cidade. O horário de funcionamento é das 6 às 18 horas, de domingo a domingo.
Os ipês brancos foram plantados pelos alunos das escolas estaduais Amilcare Mattei e Wanda Helena Toppan Nogueira em 1992 e produzem o espetáculo que dura apenas alguns dias por ano. As flores começam a cair pouco tempo depois de se exibirem.
Nativo das regiões do Serrado, o ipê-branco está presentes em várias regiões de Marília. Utilizadas em calçadas e às margens das rodovias, a árvore tem grande efeito paisagístico e serve de motivo de conteplação para muitos marilienses.
A Tabebuia roseoalba – nome científico – é uma árvore brasileira. Seus nomes vêm do tupi-guarani: ipê significa “árvore de casca grossa” e tabebuia é “pau” ou “madeira que flutua”.
O ipê também é conhecido como planta do mel no Brasil e na Argentina. O de flores brancas floresce principalmente durante os meses de agosto e outubro com a planta totalmente despida da folhagem.
De acordo com especialistas, às vezes repete a floração por volta de setembro, porém com menor intensidade.
Os ipês florescem de maio a setembro e podem ser encontrados mais de 120 espécies, as cores variam e podem ser rosa, amarelo-ouro, branca ou roxa.