Prefeito recebe equipe da Caixa para tratar de projetos sociais
O prefeito Daniel Alonso recebeu recentemente em seu gabinete representantes da Caixa Econômica Federal, com o objetivo de tratar do trabalho social a ser desenvolvido junto aos beneficiários do PMCMV (Programa Minha Casa Minha Vida), faixa I, e também relativo aos reservatórios Jardim Riviera/Padre Nóbrega, R6/ETA Peixe e sistema de tratamento de esgoto.
O encontro contou também com as presenças da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, e da responsável técnica pelo trabalho social desenvolvido junto à Caixa, Mônica de Vasconcelos, além dos representantes da Caixa, Edvaldo José Sant’Anna, Assistente de Projetos Sociais; e do engenheiro civil Guilherme Camargo Ferraz Costa.
Intervenções de habitação e saneamento, dentre as quais se destacam abastecimento de água e esgotamento sanitário, objetos de operações de ressarcimento/repasse firmadas entre o município e o Ministério das Cidades, cujo agente financeiro é a Caixa, trazem em seu bojo a execução do trabalho social junto aos moradores do entorno.
O Trabalho Social consiste na adoção de medidas que visam promover o exercício da participação e a inserção social das famílias beneficiárias de programas sociais.
As estratégias, processos e ações compreendidas no Trabalho Social são realizados a partir de estudos que compreendem diversas dimensões de um território e de sua população, e se articulam com as demais políticas públicas para contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida das famílias e para a sustentabilidade dos bens, equipamentos e serviços implantados.
Para ratificar a parceria, alinhar procedimentos e diretrizes e realizar o trabalho de maneira satisfatória atendendo às necessidades do programa e dos beneficiários, o município disponibilizou equipe técnica encarregada pelo planejamento, execução e avaliação das ações de trabalho social, constituída por profissionais com experiência em atuação em trabalho social, em intervenções habitacionais com população de baixa renda.
Atualmente o Setor de Projetos Sociais da Secretaria de Assistência Social é responsável pelo trabalho social de seis empreendimentos, dois reservatórios e uma estação de tratamento de esgoto.