Vídeo polêmico mostra ação policial em favela de Marília
Um vídeo gravado por moradores, que mostra a ação de policiais da Rocam na favela do Argollo Ferrão, zona oeste da cidade, tem se espalhado rapidamente nas redes sociais nesta segunda-feira (24) em Marília. As imagens mostram uma garota de 17 anos sendo detida pelos militares, após ser flagrada com crack e maconha. O caso aconteceu no último dia 20 de novembro, como noticiou na época o portal Marília Notícia.
De acordo com a Polícia Militar, as motos faziam patrulhamento de rotina pelo bairro quando viraram na rua Jupira Souto. Em certo ponto, uma pequena aglomeração de pessoas avistou a polícia e imediatamente começou a correria, com cada pessoa indo para uma direção.
A equipe da Rocam seguiu a jovem que fugia em alta velocidade de bicicleta para o meio da favela. Os militares conseguiram deter a garota, que possuía 24 pinos de crack, 17 porções de maconha e R$ 245 em dinheiro, proveniente da venda ilegal de entorpecentes.
O vídeo provocou polêmica nas redes sociais. Enquanto alguns acusavam os policiais de truculência, a grande maioria apoiava o trabalho da PM. ‘Triste, é apenas uma garota”, disse um criticando. “Eu sinceramente não vi nada demais, eles fizeram apenas o trabalho deles” e “Queria conforto? Policiais certíssimos” disseram outros internautas.
O capitão da Polícia Militar, Márcio Ananias Licas, comandante da 1º companhia de Marília, apoiou os policiais: “Uma ação totalmente legítima, eles seguiram uma conduta absolutamente correta no episódio. Não houve nenhum desvio na função, nada demais, vida que segue”, disse o capitão.
A filmagem ainda mostra que, após afastar com gás de pimenta, a população que começava a ameaçar a segurança da guarnição, outras viaturas chegam no local para o apoio. A jovem é levantada e colocada dentro da viatura sem violência. Ela foi presa em flagrante e encaminhada à Fundação Casa. Confira o vídeo: