Google Maps vai mudar: app anuncia novidades
O Google apresentou novidades para o Maps durante o congresso Google I/O, nos Estados Unidos. O aplicativo promete ficar mais inteligente com ajuda de realidade aumentada, indicando trajetos com a ajuda da câmera do celular. Outra promessa está nas recomendações, com dicas personalizadas, incluindo atividades ao ar livre próximas ao usuário.
Segundo o Google, os recursos serão liberados para todos os usuários de Android e iPhone (iOS) “nos próximos meses”. Confira, a seguir, os detalhes da próxima versão do Google Maps.
Realidade aumentada
A realidade aumentada do Google Maps é um dos recursos mais aguardados. A empresa demonstrou como usuários poderão apontar o celular para a rua e saber, em tempo real, qual direção tomar baseando-se na imagem capturada pela câmera. Nesse modo de visualização, o app ainda aproveita para mostrar indicações de restaurantes e outros locais importantes à vista.
O Google diz usar uma combinação entre câmera, GPS e o recurso de Street View para criar a experiência. A tecnologia se chama VPS (sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Visual), e é capaz de estimar posição e orientação do usuário de forma mais precisa, com acompanhamento de imagens.
Aba “Para você”
Boa parte das mudanças do Maps está concentrada na nova aba “Para você”. O aplicativo promete ficar mais pessoal, com recomendações de lugares para conhecer, listas para seguir e uma série de informações provenientes de sites especializados, como seleções dos melhores restaurantes das redondezas.
O Google diz que será possível, por exemplo, seguir um bairro ou um tipo de comida e obter recomendações automatizadas, de acordo com o seu gosto pessoal. Em uma viagem, o usuário poderá criar uma espécie de acompanhamento de locais a conhecer, riscando da lista o que já foi visitado.
Locais com match
Dentro da aba “Para você”, o destaque é a função match, que leva em conta as preferências do usuário na hora de recomendar estabelecimentos. O Google mencionou que nem sempre restaurantes que têm a mesma nota de reviews são indicados para as mesmas pessoas. A ideia é que, como acontece em apps de relacionamento, o Maps mostre periodicamente uma recomendação de local de acordo com os seus gostos e preferências.
Restaurantes, bares e outros estabelecimentos terão um selo com um percentual de “Match” de acordo com o histórico de reviews e outros atributos do usuário. Portanto, um estabelecimento com nota máxima poderá, dependendo das circunstâncias, não ser recomendado para você.
Novo menu “Explorar”
Com um deslize vertical no menu Explorar, o Maps exibe um novo feed com informações relevantes sobre locais e atividades que acontecem ao redor. A seção traz design reformulado e mais informações úteis do que a versão atual do app.
Como uma rede social, o Maps também promete exibir locais em que pessoas se reúnem com frequência para praticar atividades físicas, por exemplo, entre outros eventos que ocorrem fora de estabelecimentos comerciais.
Votação em grupo
A prova de que o Maps está mais social é a função de votar, que permite selecionar locais e convertê-los em uma enquete online para submeter aos amigos. Será possível, por exemplo, marcar bares para o próximo happy hour, reunir todos os itens em uma página personalizada e, depois, enviar um link via WhatsApp para saber a opinião dos colegas. O método se parece com o compartilhamento de mídias do Google Fotos.
Fonte: Techtudo