Clientes reclamam de demora e atendimento dos Correios
Clientes insatisfeitos têm reclamado dos serviços prestados pelos Correios em Marília. Demora no atendimento e falta de funcionários são as principais queixas.
De acordo com o Sindecteb-Bru (Sindicato dos Empregados nos Correios e Telégrafos do Brasil em Bauru), que também abrange Marília, o déficit de trabalhadores na região é maior do que 25%.
Em 2017 um plano de demissão voluntária para que aposentados saíssem da empresa levou a perda de quase 30 carteiros só em Marília, de acordo com informação do sindicato da categoria.
Ainda no ano passado o plano se estendeu também aos ativos e mais alguns funcionários deixaram seus cargos. Desde então não houve qualquer reposição.
A reportagem do Marília Notícia frequentemente recebe queixas sobre os atendimentos. Uma das reclamações recentes é do funcionário público estadual Luciano Novaes Carneiro, que precisa retirar correspondências nos CDDs (Centros de Distribuição Domiciliar) da cidade.
Ele critica as longas filas e demora no atendimento. “Quase sempre são centenas de pessoas por dia para serem atendidas por dois atendentes, o calor é enorme e não tem nem uma água para os clientes. Eu já tive que esperar 45 minutos para ser atendido”, diz.
A psicóloga Laura Lima na semana retrasada precisou despachar via Sedex documentos de Assis (distante 74,2 quilômetros) para Marília.
“O esperado era que chegasse no dia seguinte, mas demorou quase uma semana. Achei que tinha extraviado e acabou atrapalhando um compromisso importante. Tive que comparecer pessoalmente em Marília”, afirma.
Outro lado
A reportagem do Marília Notícia procurou a assessoria de imprensa dos Correios para comentar as queixas dos clientes e foi enviada a seguinte nota:
Unidades dos Correios, efetivo, contratação
A cidade de Marília conta com 12 unidades dos Correios: 1 Agência dos Correios própria – AC Marília, 4 Agências dos Correios Franqueadas – AGFs, 4 Agências dos Correios Comunitárias – AGCs (parceria com a Prefeitura Municipal), 1 Agência dos Correios Comercial – ACC e 2 Centros de Distribuição Domiciliária – CDDs (CDD Marília e CDD Cascata).
O efetivo total de empregados próprios dos Correios na cidade é de 120 trabalhadores, os quais atuam nas unidades de atendimento e de distribuição.
A empresa estuda constantemente mecanismos de adequação da sua força de trabalho considerando a queda dos serviços de mensagens e o crescimento das encomendas, ao mesmo tempo em que investe em novas tecnologias e na automação dos processos operacionais.
Entrega de encomendas e correspondências
No momento, os atrasos pontuais nas entregas se devem à sobrecarga de objetos postais acima do dimensionado. Para regularizar as entregas, os Correios estão realizando ações como serviço extraordinário, apoio de empregados de outras unidades e redistribuição da carga postal. Para apurar a situação da entrega do Sedex em endereço específico, é necessário informar o código de rastreamento da encomenda.
Atendimento no CDD Marília
Os Correios esclarecem que atendimento ao público no Centro de Distribuição Domiciliária – CDD Marília é de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. O número de empregados no atendimento tem sido ajustado conforme o fluxo de clientes e os horários de pico.
Os Correios orientam a população a comparecerem às unidades dos Correios para retirar seus objetos postais somente nos casos em que é prevista a entrega interna ou quando o cidadão receber o Aviso de Chegada em sua casa (formulário com instruções para retirada do objeto postal no horário e endereço especificados).
Para evitar deslocamentos ou filas desnecessárias, os Correios orientam os clientes a aguardem o recebimento de suas correspondências em suas casas.
Sobre o fornecimento de água, quando o cliente solicita, um empregado dos Correios o acompanha até o interior do CDD e serve. A climatização da unidade está regularizada.
A empresa permanece à disposição da população pelo Fale com os Correios, no site http://www.correios.com.br/sobre-correios/fale-com-os-correios/ ou pelo 0800 725 0100.