Prefeitura cerca, sinaliza e faz plantio de árvores na Vila Altaneira
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, realizou o cercamento de uma área no entroncamento das ruas Emaus e Tereza Fontanelli, na Vila Altaneira, zona leste da cidade.
Além de cercar, a área foi sinalizada com uma placa de proibido jogar lixo e também recebeu o plantio de diversas mudas de árvores, com o objetivo de fazer a preservação ambiental do local.
Esta área vinha sendo ponto constante de descarte irregular de lixo, trazendo problemas ambientais e de saúde para a população mais próxima. Para tentar evitar que o lixo seja descartado de forma ilegal, foi montada também uma vigília pelos fiscais municipais do meio ambiente.
“Para que essas ações sejam eficazes é fundamental o apoio e a conscientização da população para que não se jogue lixo em áreas proibidas, como esta da Vila Altaneira. Pedimos aos moradores que nos ajudem a fiscalizar, entrando em contato pelo telefone 3408-6700, melhorando assim a própria qualidade de vida da população”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce.
É importante ressaltar que existe uma lei proibindo o descarte irregular de lixo e entulho. Trata-se da Lei Complementar 13/92, de 13 de janeiro de 1992, que prevê multa para a pessoa que for flagrada jogando lixo em áreas e terrenos baldios.
“Temos a vigília montada no local, mas o objetivo não é autuar nenhum munícipe. Queremos conscientizar a todos da necessidade de se fazer o descarte correto de lixo e entulho, preservando assim o meio ambiente e também a própria saúde das pessoas. Por isso é de suma importância que a população nos ajude a fiscalizar, evitando que se jogue lixo em locais inadequados”, afirmou o secretário.