MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 02 mar. 2018

Ihoshi agiliza convênios do ‘Internet para Todos’

por Amanda Brandão

Segundo Ihoshi, o projeto beneficiará com internet de qualidade “principalmente áreas rurais e cidades pequenas” (Foto: Leonardo Moreno/Arquivo)

Todas as prefeituras das regiões de Marília, Ourinhos, Assis e Tupã que solicitaram cadastramento no programa federal Internet para Todos foram contempladas.

Após visita oficial do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a cada uma das sedes dessas regiões, em novembro do ano passado (Tupã, Marília e Assis) e janeiro último (Ourinhos), para lançamento nacional do programa, a documentação foi encaminhada a Brasília por meio do gabinete do deputado federal Walter Ihoshi (PSD).

Foi ele também o responsável pela visita de Gilberto Kassab, que veio explicar pessoalmente o funcionamento do programa.

“Em um curto espaço de tempo nós conseguimos viabilizar a papelada necessária exigida pelo ministério para assinatura dos convênios, permitindo acesso de todos esses municípios à internet banda larga através do primeiro satélite de propriedade do governo brasileiro lançado ao espaço”, explicou Ihoshi.

O gabinete dele mantém equipe técnica para auxiliar os prefeitos em demandas dessa natureza. “Os convênios serão assinados no dia 12 de março, no Palácio do Planalto em Brasília, na presença do ministro Kassab e também do presidente Michel Temer”, informou. Mesmo localidades mais remotas poderão acessar internet, acabando com o isolamento ainda existente em vários pontos do País.

No total, o Internet para Todos vai beneficiar 51 municípios nas regiões de Marília, Ourinhos, Assis e Tupã. São 14 de Marília, 12 de Ourinhos, 13 de Assis e 12 de Tupã.

“Isso somente está sendo possível porque parte da capacidade operacional do satélite foi destinada a essa função”, disse Ihoshi.

Outros convênios destinaram o satélite para atuar na segurança nacional, vigiando fronteiras para o combate ao contrabando de armas e o tráfico de drogas; para a educação, beneficiando unidades escolares com serviço de internet; e para a saúde, com a mesma finalidade.

“O investimento do governo brasileiro nesse satélite foi da ordem de R$ 2,8 bilhões. Ele terá vida útil de 18 anos e uma importância capital para o País”, finalizou Ihoshi.

Internet para Todos

O programa Internet para Todos utilizará o satélite geoestacionário brasileiro lançado em maio e levará internet rápida para todo o país, garantindo o acesso à banda larga para todos os brasileiros.

O projeto é uma parceria entre os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e envolve investimentos de R$ 2,7 bilhões.

Os beneficiários pagarão apenas uma taxa social, bastante reduzida. Os próximos passos serão a seleção de localidades que se encaixam no padrão da proposta e manifestação desses municípios pelo interesse em participar.

Com a instalação de uma antena receptora do sinal, a internet via ondas wi-fi será disponibilizada com alcance de quilômetros.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
  • 2
    Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
  • 3
    Suspeito foge de ação da Dise, mas deixa chave Pix anotada e favorece identificação
  • 4
    Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de MaríliaJúri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília
CULTURA JAPONESA
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026
VIOLÊNCIA
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oesteJovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
Jovem é esfaqueado ao defender a irmã de assédio na zona oeste
TUPÃ FOLIA 2026
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidadesMaior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades
Maior Carnaval da região, Tupã atrai foliões de outras cidades

Últimas notícias

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru
Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai
Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF
Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie