MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 27 fev. 2018

CPI da carne realiza primeira reunião

por Marília Notícia

Os vereadores Nardi, Maurício Roberto e Danilo, membros da CPI (Foto: Norton Emerson)

Foi realizada na tarde desta terça-feira (27), a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o perecimento de mais de sete toneladas de carne, na Cozinha Piloto de Marília, no início de 2018.

Segundo o presidente da CPI, vereador Luiz Eduardo Nardi (PR), este primeiro encontro serviu para definir o cronograma de trabalho.

“Nós fizemos um breve resumo daquilo que pretendemos levantar, inicialmente. São questões que terão desdobramento no restante da CPI. Queremos informações sobre a câmara fria, sobre interrupção de energia elétrica e também queremos a contratação de um especialista que nos instrua sobre o correto funcionamento desta câmara. A medida que formos recebendo e analisando estes documentos, vamos distinguindo a necessidade e os nomes das pessoas que devem ser ouvidas pela Comissão”, disse Nardi.

Os documentos requeridos pela CPI foram: O relatório produzido pelos vereadores José Luiz Queiroz (PSDB) e Maurício Roberto (PP) que estiveram na Cozinha Piloto, um dia após constatado o perecimento da carne (25 de janeiro); a 2ª via do laudo produzido pela Vigilância Sanitária, em relação ao alimento estragado; informações da Companhia Paulista de Força e Luz sobre possíveis interrupções de energia elétrica no período entre os dias 1 e 24 de janeiro, nas redondezas da Cozinha Piloto; cópias de inteiro teor, da Secretária de Suprimentos, dos processos licitatórios para a aquisição da carne e cópias dos empenhos, comprovantes de pagamentos realizados e respectivas notas fiscais do fornecedor.

Para o relator da CPI, o vereador Maurício Roberto, os documentos solicitados definirão as oitivas deste processo.

“Hoje definimos quais documentos iremos solicitar aos órgãos responsáveis. Após a chegada destes documentos, faremos uma análise e identificaremos quem serão as pessoas a serem ouvidas e em que ordem serão intimadas. Quem irá nortear as oitivas serão estes documentos”, disse.

Para o membro da CPI, o vereador Danilo Bigeschi (PSB), as informações contidas no laudo da Vigilância Sanitária serão importantes para a CPI.

“O levantamento destas informações irá dar um embasamento para a Comissão para que possamos saber, de fato, quais eram as condições previstas e relacionadas à saúde. Acredito que o laudo da Vigilância Sanitária vai trazer muitas informações de como o alimento estava condicionado, a que temperatura e os riscos que poderiam oferecer. Os trabalhos já estão sendo feitos com muita cautela, serenidade e sobretudo, com muita responsabilidade”, finalizou Danilo.

A CPI tem prazo de 120 dias para ser concluída, prorrogáveis por mais 90 dias.

Daniel

Questionado pelo Marília Notícia sobre a composição da CPI, Daniel Alonso disse que “vai prevalecer a transparência do Executivo”.

Daniel também fez questão de elogiar Nardi: “Ele é muito coerente, gosto da atuação dele, mesmo sendo oposição. O autor é uma pessoa coerente, ponderada e experiente. Imagino que quer o melhor para Marília, assim como eu”.

Os outro membros também receberam afagos do prefeito. “São pessoas capazes de analisar tecnicamente a questão”, finalizou.

Investigação e sindicância

Vale lembrar que a própria Prefeitura de Marília já abriu uma sindicância interna para apurar o perecimento dos alimentos.

Desde o episódio, Daniel determinou o fechamento da cozinha piloto e “uma mudança no sistema de abastecimento, onde o fornecedor/frigorífico ficará responsável por entregar os alimentos direto nas escolas”.

“O Prefeito Daniel Alonso condena com veemência esse episódio e quando soube imediatamente acionou a Vigilância Sanitária para a emissão de laudos e relatórios. Ele garante que depois das investigações todos os responsáveis que estavam frente à pasta e o setor serão punidos com o rigor da lei e deverão, se constatada omissão e negligência, ressarcir os cofres públicos municipais”, disse a Prefeitura em comunicado divulgado na semana do episódio.

O Ministério Público igualmente apura os fatos.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
CRIME INTERNACIONAL
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a EuropaDise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa
Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Últimas notícias

MN TV: De Marília para a Europa; investigação revela rota de tráfico internacional
Santa Casa de Marília recebe doação de 210 travesseiros para leitos de internação
Deputados defendem ampliação do programa de escola cívico-militar em Marília
Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie