MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 15 jan. 2018

Amostras de macaco morto em Marília são analisadas

por Leonardo Moreno

Animal encontrado morto (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou nesta segunda-feira (15) que foram enviadas para análise técnica amostras do macaco encontrado sem vida na semana passada, em um condomínio de luxo na zona Leste da cidade.

O caso provocou medo nos moradores por conta dos episódios de febre amarela no Estado de São Paulo.

O material foi encaminhado ao Instituto Pasteur, em São Paulo, para investigação das causas da morte. Não foi informado quando sai o resultado dos exames. Fontes do Marília Notícia na Saúde afirmam que não existe motivo para pânico.

A reportagem apurou que eventualmente macacos são encontrados mortos naquela área da cidade, mas nunca houve a confirmação de febre amarela.

Funcionários da empresa que administra o condomínio onde o macaco foi encontrado morto na semana passada acreditam que o animal encostou na cerca elétrica que rodeia o local. Outros casos parecidos já teriam ocorrido.

Em Marília, de acordo com o Ministério da Saúde, não foram confirmados casos de febre amarela em pessoas de 2001 até 2015, quando os dados estão disponíveis.

Vale lembrar que macacos não são responsáveis pela transmissão da febre amarela, são vítimas, e também ajudam na elaboração de ações de prevenção. A doença é transmitida por mosquitos. Além disso, matar esses animais é crime ambiental.

Macaco morto

A Prefeitura confirmou que foi acionada pela Polícia Militar Ambiental no dia 6 de janeiro para procedimento técnico em função da localização do animal morto.

“A Divisão de Zoonoses deu início, de forma imediata, ao protocolo para prevenção de doenças como a Febre Amarela, realizando a nebulização na área e o bloqueio de criadouros do mosquito Aedes Aegypti”, diz o comunicado.

A nota enviada sobre o assunto esclarece que “toda localização de primata morto é investigada” e reforça que “o animal não transmite febre amarela ao homem”.

De acordo com o município, “a melhor forma de prevenção de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela é a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti”.

Estado

A Polícia Ambiental não respondeu o pedido de informações do MN.

Já a Secretaria de Saúde do Estado informou ao que a cidade não receberá reforço nas imunizações anunciado recentemente para dezenas de municípios paulista.

A explicação é que Marília faz parte das áreas onde a vacinação contra febre amarela já é recomendada.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região
  • 2
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 3
    Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica
  • 4
    Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse

Escolhas do editor

LUTO
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de MaríliaMorre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até marçoPrefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
NOVO MODELO
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesseEscola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse

Últimas notícias

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã
Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028
Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie