MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
sex. 20 out. 2017

Deputado queria ver mãe de ministro ‘de pernas abertas’

por Agência Estado

Um dos autores do pedido para ouvir o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) admitiu “excessos” na reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara que terminou em bate-boca na quarta-feira, 18. Na ocasião, o ministro acusou o deputado Givaldo Carimbão (PHS-AL) de o ofender depois que o parlamentar questionou se ele aceitaria ter a sua mãe exposta de “pernas abertas”.

O objetivo da reunião era discutir se havia algum tipo de crime nas exposições Queermuseu, em Porto Alegre, e La Bête, no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo. As mostras foram criticadas por suposta apologia à pedofilia.

A discussão aconteceu depois que Carimbão criticou o uso de imagens sacras em uma exposição. “Eu tenho duas mães, Maria de Deus Gouveia, que me gerou pelo ventre e, na minha doutrina de fé, tenho Maria Santíssima Imaculada Conceição. Eu queria que fosse com a mãe do ministro, mijando na cabeça dela. Eu queria pegar a mãe do ministro e botar com as pernas abertas (para saber) se ele gostava”, disse o deputado.

Sá Leitão se levantou e, aos berros, ameaçou deixar a comissão. “O senhor ofendeu a minha falecida mãe. Eu não admito”, respondeu o ministro. A discussão foi antecipada pelo site da Coluna do Estadão na quarta-feira.

Fraga afirmou que ligou para Sá Leitão e se desculpou “pela atitude impensada do deputado, que atingiu a família do ministro”. “Acho que o deputado se excedeu. O exemplo que ele deu, embora a gente entenda o que ele quis dizer, acabou atingindo a mãe falecida do ministro. Não ficou bem”, disse o parlamentar do DEM, que também preside a comissão. “Eu que sou considerado uma pessoa meio rude fiquei incomodado.”

Em nota, o Ministério da Cultura afirmou que Sá Leitão “reitera seu respeito a todos os parlamentares e ao Congresso”.

Tensão

Segundo Fraga, os ânimos estavam exaltados desde o início da sessão. Antes do episódio envolvendo o ministro da Cultura, a comissão já havia sido palco de uma discussão mais ríspida, que quase terminou em agressão, entre os deputados Glauber Braga (PSOL-RJ) e Éder Mauro (PSD-PA).

Durante a briga, Éder disse: “Não tenho um pingo de medo de ti. Nem de ti nem de ninguém”. Glauber retrucou: “Vai me bater? Experimente que quero ver se você é homem”. Ao tentar encerrar a discussão, Fraga disse: “No meu tempo se resolvia isso na bala, agora tem que ficar falando”.

Braga defendia as mostras como exposição de arte. “Enquanto houver patrocínio da Lei Rouanet, vamos ter que tomar uma providência”, disse Fraga, fazendo coro ao grupo que defende suspender incentivos a exposições que, segundo ele, atentem contra os “bons costumes”. Para Braga, que deixou a sessão após a discussão, o objetivo é tirar o foco do que importa, como o combate ao trabalho infantil.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie