MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 20 set. 2017

Multivacinação em Marília segue até sexta-feira

por Amanda Brandão

No sábado, foram aplicadas 3.693 doses durante campanha para atualizar cadernetas (Foto: Júlio César de Carlis)

Prossegue até sexta-feira (22) a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes com idades entre zero e 15 anos incompletos.

No último sábado (16) foi realizado o “Dia D”, quando todas as unidades de saúde de Marília ficaram abertas das 08h às 17h. As doses disponíveis, em pelo menos 17 vacinas, protegem conta dezenas de doenças, incluindo a poliomielite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, HPV, entre outras.

Em Marília, a abertura foi realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Costa e Silva, que no mesmo ato foi reinaugurada, após reforma. A Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda a ação integrativa “Saúde na Rua”, com serviços, orientações, testes rápidos, aferição de pressão, recreação e atrações culturais.

A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, destaca que a mobilização motivou muitos pais e responsáveis, mas afirmou que a intenção é ampliar a cobertura, inclusive com busca ativa nas unidades de saúde, por meio do importante trabalho dos agentes comunitários de saúde.

Conforme dados do Programa Municipal de Imunização, somente no sábado foram aplicadas 1.704 vacinas. Destas, 2.148 em crianças de zero a nove anos e 1.545 em crianças/adolescentes entre 10 e 15 anos incompletos.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido afirma que o número, em relação às crianças menores, demostra que muitas já estão com a caderneta em dia, por isso não recorreram à unidade na época da campanha. Porém, já em relação aos adolescentes, é importante destacar novas vacinas incluídas no calendário recentemente.

“A HPV, por exemplo, foi incluída para meninas em 2014 e meninos em 2017. Muitos adolescentes ainda não estão imunizados. Além disso, tivemos a introdução da Meningo C a partir deste ano. Esta é uma vacina muito procurada para os menores e temos um grande número de adolescentes para atingir”, disse.

PROTEÇÃO

As vacinas disponíveis nesta campanha, para crianças menores de sete anos são: BCG – ID, hepatite B, penta (DTP/Hib/Hep B), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VOP (vacina oral contra pólio), VORH (Vacina Oral de Rotavírus Humano), vacina pneumocócica 10 valente, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), DTP (tríplice bacteriana), vacina meningocócica conjugada tipo C, tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) e hepatite A.

Já as doses disponíveis para crianças e adolescentes entre sete e 15 anos são hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT (dupla tipo adulto), dTpa, vacina meningocócica conjugada tipo C e HPV.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema de vacinas e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. As informações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação de 2017 estão disponíveis na página www.saude.gov.br/vacinareproteger.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Grave acidente em rodovia da região mata enfermeira de 32 anos
  • 2
    Irmãos acusados de espancar jovem até a morte em Garça têm júri agendado
  • 3
    Cinco anos após tragédia, acusados de matar psicóloga durante racha são condenados
  • 4
    Trans que matou companheiro com facada na Vila Barros vai a júri popular, decide juiz

Escolhas do editor

DENUNCIADO
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventivaMP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
CONECTA JOVEM
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovensMarília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
Marília recebe selo estadual por ações voltadas à capacitação de jovens
MUNDIAL
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da CopaMN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
MN TV: Entre palpites e bandeiras, rua de Marília vive a emoção da Copa
HABILITAÇÃO
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHsMarília supera média nacional e acelera emissão de CNHs
Marília supera média nacional e acelera emissão de CNHs

Últimas notícias

MP denuncia garcense por furto e morte cruel da gata e pede prisão preventiva
‘Capacitação de agentes qualifica atendimento à população’, defende Danilo da Saúde
Agência bancária na região central é alvo de furto de cabos de cobre
Atendimento eficiente: a comunicação que transforma solicitações em soluções

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie