MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 12 nov. 2018

2º Megamutirão de Limpeza da cidade começa segunda, dia 19

por Amanda Brandão

Começa na próxima segunda-feira (19), o 2º Megamutirão de Limpeza da Cidade em 2018. Será mais uma oportunidade para a população se livrar de latas, garrafas, móveis velhos e objetos que possam acumular água. O alvo é o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Lixo orgânico (resíduos domésticos, galhos, restos de jardinagem) e entulhos de construção não serão recolhidos. É importante que os moradores se atentem às datas das coletas, para cada região (veja na arte o cronograma do mutirão).

A expectativa é remover cerca de 800 toneladas. Nas zonas norte, sul e o oeste serão três dias de coleta (cada região) e na zona leste os caminhões passarão por dois dias.

De acordo com o prefeito Daniel Alonso, com esta nova força-tarefa, o primeiro biênio 2017/2018 terminará com quatro mutirões na cidade. A mobilização envolve as secretarias municipais da Saúde e Meio Ambiente/Limpeza Pública, com apoio de outras pastas.

“Pedimos a colaboração dos moradores para que coloquem os materiais na frente das casas, nos dias indicados para coleta. Pela primeira vez em nossa história, Marília está fazendo esse trabalho de forma ininterrupta, dois anos consecutivos. Com o apoio da população e trabalho sério dos servidores, as doenças estão sob controle”, disse Daniel Alonso.

No mutirão feito há seis meses, foram recolhidas 778 toneladas, o equivalente a 389 caminhões carregados. O material passou por triagem e grande parte destinado à reciclagem industrial, de acordo com o tipo de material, sem comprometimento ao meio ambiente.

CONTROLE DO AEDES

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Ae. aegypti), realizado no mês de outubro pelo próprio município, apontou indicador 4 de infestação predial, o que é considerado elevado.

A supervisora de Saúde Adriana Antônia Dadalto, responsável pelas equipes que atuam no combate ao vetor, lembra que a análise de risco depende também da transmissão, do número de casos suspeitos notificados e confirmados. Em 2018 foram 54 casos.

Verifica-se que mais de 80% destes criadouros estão dentro dos imóveis, o que exige intervenção dos próprios moradores. Mesmo com as inúmeras ações educativas, visitas dos agentes e estratégias da Divisão de Zoonoses, sem a conscientização de cada família, não é possível conter a proliferação do mosquito.

Confira no mapa os dias e regiões do Mutirão de Limpeza:

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade
  • 2
    Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
  • 3
    Polícia Civil investiga disparo de arma de fogo em casa na zona sul de Marília
  • 4
    Dise de Marília desarticula esquema de tráfico para a Europa

Escolhas do editor

SAÚDE
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obrasNova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras
ASSISTÊNCIA SOCIAL
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede públicaPopulação em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
População em situação de rua muda de perfil e desafia rede pública
CULTURA E LAZER
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembroPrefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
Prefeitura confirma área para realização do Marília Rodeo Music em setembro
VEÍCULOS
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste RenaultSeminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault
Seminovos com juros zero e preços abaixo da Fipe são opções na Proeste Renault

Últimas notícias

Homem morre após ser atingido por viga de madeira em Marília
Obituário | Falecimentos registrados nesta quinta-feira em Marília
Comércio de Marília amplia horário e prepara campanha para o Dia dos Pais
Nova Policlínica de Marília aguarda ajuste técnico para início das obras

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie