Marília recebe Castramóvel e donos de animais aprovam ação
Teve início, nesta terça-feira (22), o serviço gratuito de castração de cães e gatos ofertado para moradores da zona Oeste de Marília. A ação contou com um grande número de pessoas e foi realizada no clube da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Marília. O atendimento vem sendo disponibilizado para os munícipes que efetuaram o agendamento prévio e as cirurgias ocorrem dentro do ônibus do Castramóvel.
A fotógrafa Marjorie Tieme Guibo elogiou a equipe que fez a castração do seu labrador chamado Scotie, que recebeu todo o atendimento médico veterinário. Moradora da zona Oeste, ela acredita que o Castramóvel deveria trabalhar mensalmente na cidade, atendendo cada vez mais animais.
“Apesar do pequeno atraso, o pessoal foi muito educado. Não teve nenhum problema. Eu trouxe o Scotie para ser castrado. Estou esperando ele acordar para levar para casa. Esse trabalho é muito importante e deveria acontecer todos os meses. Certamente teríamos menos animais abandonados nas ruas. Trabalho na zona Sul e vejo o tanto de animal abandonado nas ruas. É uma judiação, pois eles não têm culpa”, afirma a fotógrafa.
Quem também aproveitou a oportunidade foi a dona de casa Mariele Cristina Dolce, que levou a cadela Vitória para ser castrada. Ela é tutora há apenas dois meses da cachorrinha, que adotou das ruas de Marília.
“Eu cheguei aqui às 8h. Hoje foram 110 cães, além dos gatos. Graças a Deus ela está bem. Essa ação é muito importante. Por menos abandonos, por mais ações assim. A Vitória está tranquila, foi só um ponto pequeno. Ela estava abandonada na rua, mas é mansinha e está comigo há dois meses. Precisam fazer mais ações assim”, conta Mariele.
Para participar da ação na zona Oeste, os interessados tiveram que fazer um cadastro e agendamento prévio. Quem se enquadrava nas exigências recebeu a data em que ocorreria a castração do animal de estimação.
Carlos Henrique trabalha em um supermercado, mas atua como voluntário em ações na defesa de animais. Ele levou 14 gatos para passarem por cirurgias no Castramóvel na zona Oeste de Marília
“Trouxemos 14 gatos. Três deles nós resgatamos no sábado e os outros de uma mulher que cuidava deles. Após a castração, a dona pediu para ficar com dois ou três. Os outros serão doados. Alguns já possuem adotantes, que vamos entregar após a castração, e os outros serão doados em uma feirinha na Cobasi”, revela Carlos Henrique.
O atendimento foi realizado por ordem de chegada. Foram distribuídas senhas e os tutores eram chamados com os animais, para passarem por uma triagem feita pelo médico veterinário Reinaldo Kazuiti Shiosi, que pesava o animal e fazia o encaminhamento para a equipe de castração.
“Quem estava dentro dos critérios fez a inscrição e o agendamento. Aqui os animais passaram por triagem e fizemos o encaminhamento para a castração. Fazemos com os cães de manhã e os gatos de tarde, para evitar atrito entre os animais e também por causa do material que necessita de uma preparação diferente”, conta o veterinário.
Shiosi explicou que foram 140 animais, entre cães e gatos, no primeiro dia de atendimento. As castrações serão realizadas até quinta-feira (24).
“É importante no sentido do controle de zoonozes. Sabemos que existem animais abandonados nas ruas, que podem transmitir alguma doença. O controle populacional é importante. Aqui eles saem com a medicação necessária para os dias indicados”, explica Shiosi.
O programa é apoiado pelo vereador Sérgio Antônio Nechar, um dos idealizadores e organizadores deste projeto que beneficia a população carente que possui animais domésticos. Ele intermediou as tratativas, traçou o plano de trabalho e estabeleceu critérios sanitários para a execução em parceria com a Limpeza Pública, no ano passado, quando ainda exercia o cargo de secretário da Saúde.
“Como médico, como secretário da Saúde, nossa preocupação final sempre foi a saúde da população, que sofre com as zoonoses e doenças que podem ser transmitidas por cães e gatos doentes e não tratados ou abandonados. O programa ajuda as famílias carentes a manter o cuidado adequado de seus pets e ajuda a cidade a ficar mais saudável”, afirma o vereador.