Zona Leste de Marília é castigada mais uma vez por falta de água
A estiagem que vinha castigando Marília há aproximadamente dois meses, combinada com os graves problemas de operação e investimento do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), tem acentuado os problemas da falta de água em alguns pontos da cidade, especialmente na região Leste.
Os bairros da zona Leste são abastecidos principalmente pela represa Cascata, que está em nível muito abaixo do normal. Segundo o Daem, a ausência de chuvas é apontada como o principal motivador da situação crítica, que tem incomodado vários marilienses.
Além do desabastecimento em diversos períodos, quando o fornecimento é restabelecido, a água chega com aspecto ‘sujo’.
De acordo com um morador do Cecap Aeroporto, que pediu para não ser identificado, quando a água chega à torneira de sua casa, está com coloração marrom.
“Você precisa ver a cor da água para entender o problema. Sei que não chove e eu entendo o problema, mas é inadmissível falarem que não puxam a água da represa Cascata”, diz o morador.
Outro morador da região Leste de Marília também revelou problema semelhante. Ele não quis se identificar, mas contou que chegou a ter problema com o chuveiro. Quando foi trocá-lo, verificou que estava cheio de terra.
“Como a água não estava passando direito, o chuveiro acabou queimando. Fui trocar por um novo e verifiquei que estava cheio de terra. Foi isso que fez ele queimar”, conta.
O vice-presidente do Daem, João Augusto de Oliveira Filho, explicou que o motivo dos problemas ainda é cenário de poucas chuvas, abaixo da média para o mês de julho e também para agosto.
As chuvas mais representativas, segundo previsões, devem ocorrer a partir de meados do mês de setembro. Ele afirmou que o Daem tem tomado medidas para enfrentar a escassez de chuvas, ativando poços para completar a oferta de água para algumas regiões da cidade.
“Hoje a zona Leste é a região mais afetada. Ainda segue este mesmo cenário. Por isso a importância da economia de água”, afirma o representante do Daem.
Ele ainda disse que a situação da água com coloração melhorou e que o problema já foi minimizado.