WhatsApp Web apresenta erros após ‘inchaço’ de recursos
Quem usa o WhatsApp Web, versão para computadores do aplicativo de mensagens, já deve ter percebido algum erro ao rodar o serviço nas últimas semanas. Para muitos, a experiência no mensageiro mais usado no Brasil tornou-se um problema, seja no dia a dia pessoal ou no trabalho.
Os principais problemas relatados por usuários são a demora em carregar mensagens, instabilidade na conexão, perda do histórico de conversas do celular, além da demora em sincronizar os dados. Também há reclamações pela ausência de pré-visualização de links enviados em uma conversa.
Embora sem relação direta, esses “bugs” surgiram após as atualizações que passaram a permitir a conexão de diferentes de diferentes dispositivos e que passaram criptografar os backups de dados feitos no aplicativo. A criptografia de ponta a ponta, como é chamada, faz com que os dados de uma conversa sejam vistos apenas pelos participantes do chat, fazendo com que seja impossível a interceptação.
A empresa, no entanto, confirma que alguns recursos permanecerão fora do ar permanentemente, como envio e recebimento de mensagens para seu próprio número.
Abaixo, leia a nota do WhatsApp na íntegra.
“O WhatsApp está implementando novidades na versão do WhatsApp Web e do Desktop. Com esta atualização, será possível conectar o WhatsApp em até quatro dispositivos vinculados ao mesmo tempo, sem exigir que o telefone esteja online. Cada um destes dispositivos se conectará ao WhatsApp de forma independente, mantendo o mesmo nível de privacidade e segurança que as pessoas esperam do aplicativo garantido pela criptografia de ponta a ponta. Essas mudanças começaram a ser lançadas para os usuários em janeiro, e chegarão a todos os usuários de iOS em março e aos usuários de Android em abril.
O feedback dos usuários mostrou que ainda há um caminho a ser percorrido. O WhatsApp está ciente de que pessoas estão enfrentando atrasos ao carregar suas mensagens com segurança no WhatsApp Web e no Desktop e já está trabalhando em melhorias para que a experiência volte ao normal em todos os dispositivos vinculados.
A manutenção do suporte para visualização de links no WhatsApp Web, de localização em tempo real em dispositivos vinculados e melhor sincronização de chats excluídos entre dispositivos também está em curso. No entanto, alguns recursos foram retirados, pois não são mais possíveis com a atualização, incluindo listas de transmissão, envio e recebimento de mensagens para seu próprio número e pacotes de figurinhas sincronizadas do telefone para o dispositivo vinculado.
Obrigado a todos que compartilharam suas impressões enquanto trabalhamos incansavelmente para melhorar o WhatsApp Web e o Desktop.”