WhatsApp e direção: Combinação perigosa que gera multas
Os viciados no aplicativo WhatsApp não conseguem desgrudar os olhos do celular nem por um minuto.
No transito, o comportamento dos motoristas tem se modificado devido o aplicativo. Se antes, os celulares eram utilizados apenas para ligações, hoje estão nas mãos dos condutores o tempo todo.
Eles até tentam esconder, mas os órgãos de fiscalização são mais atentos e tem flagrado muitos motoristas distraídos e as multas têm aumentado.
Utilizar o WhatsApp no transito configura infração, a mesma multa da utilização do celular para fazer ligações enquanto dirige, por exemplo. Se o aparelho estiver nas mãos do condutor, seja gravando mensagens, enviando textos ou efetuando chamadas, ele está tirando a atenção do motorista.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê no seu artigo 252 algumas atitudes que configuram infrações justamente por diminuir a atenção do condutor. É o caso do inciso VI que dispõe sobre a utilização de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular. “A infração é média e a penalidade é multa”. Além de levar quatro pontos na carteira e R$ 85,13 de multa.
Fonte: Jornal do Oeste