Votação para ‘melhores do ano’ causa apreensão e rumores em Marília
O surgimento de perfis nas redes sociais que promovem votações para eleger os “melhores do ano” de cada cidade levanta preocupações entre especialistas digitais. Em Marília, uma página do Instagram realiza um concurso há duas semanas.
As diversas categorias propostas pela página “Melhores do Ano Marília SP” chamam a atenção dos usuários, que são estimulados a marcarem pessoas ou empresas que se destacaram no ano de 2022.
Um dos grandes problemas, de acordo com o advogado especialista em direito digital Lucas Colombera, está na possível falta de transparência desse tipo de prática.
“Onde está o regulamento? Qual será a metodologia da apuração? As empresas poderão acompanhar ou será às escuras? São essas as questões que precisamos checar”, diz Colombera.
Outro ponto que vem à tona é a real motivação desse tipo de campanha. A possibilidade de cobrança de valores ou venda de produtos e serviços ao final do concurso não estar explícita nas regras expõe a necessidade de atenção na hora de participar do ranking.
“Se uma página está sendo bastante movimentada, causa a sensação de confiança, mas é preciso saber o que está por trás. Importante redobrar o cuidado com a interação e fornecimento de informações pessoais no ambiente digital”, afirma o advogado.
Devido à movimentação do perfil no Instagram, começou a circular em grupos de WhatsApp que a campanha na verdade seria uma espécie de golpe promovido em várias cidades do Brasil.
Supostamente com a intenção de produzir um certificado do prêmio, os organizadores enviariam um link para a coleta de dados. O link, segundo correntes repassadas pelo aplicativo de mensagens, seria malicioso, com a intenção de capturar dados ou clonar o aparelho de quem clicou.
Uma reportagem sobre o tema, de um dos maiores sites de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, também circulou entre os usuários do WhatsApp.
ORGANIZADORA
A proprietária da agência Aliança Publicidades, responsável pelo concurso na cidade, Pamela Camila Machado afirma que o objetivo da campanha é levar visibilidade e reconhecimento ao comércio local.
“Foi realizada a pesquisa em São José do Rio Preto e Araçatuba. Depois disso, a população começou a pedir para fazermos em Marília”, explica Machado.
Localizada em Cascavel, no Paraná, a agência publicitária, segundo Pamela, trabalha desde o ano passado com esse tipo de conteúdo.
Apesar de não haver um custo para participar, é cobrada uma taxa para receber o quadro personalizado. “Nós cobramos esse valor por conta dos diversos gastos que temos para realizar a pesquisa, desde a plataforma até a entrega do material. Pensamos sempre em levar algo bacana para os ganhadores”, declara Machado.
Além da recordação, ainda é ofertado um serviço de publicidade pela agência.
Sobre a apuração, Pamela esclarece que foi criado um sistema que deleta comentários duplicados ou repetidos. Um colaborador ficaria responsável por apurar se o empreendimento realmente é da cidade.
“Para o vencedor nós pedimos endereço, telefone e o nome que vai no quadro. Não precisa passar dados pessoais”, alega a proprietária.
Apesar de questionado, o valor da taxa não foi informado. “Fica disponibilizado somente para o ganhador”, responde Pamela. Caso a empresa vencedora decida não receber o quadro e o serviço, o nome dela permanece no perfil de qualquer forma.