Voluntários do Japão que lecionam em Marília visitam o prefeito
O prefeito Daniel Alonso (sem partido) recepcionou na manhã desta sexta-feira (31) dois voluntários do Japão que estão em Marília para desenvolver intercâmbio cultural através da agência de cooperação internacional Jica.
Acompanharam os professores Yasushi Iida e Yuhei Yamakawa integrantes da comunidade japonesa de Marília do Nikkey Clube, incluindo o vereador Elio Ajeka (PP), o monge budista Kentaro Sugao, a professora de japonês Lyca Nakamura e o engenheiro agrônomo e ex-vereador Silvio Harada, da cooperativa Sul Brasil.
Os dois voluntários desembarcaram no Brasil neste mês e permanecerão em Marília pelos próximos dois anos, até 2025. De acordo com as informações do monge Sugao – que é nascido no Japão e há anos vive em Marília -, o voluntário Iida, de 31 anos, tem formação superior na área de esportes, enquanto Yamakawa, 26 anos, é antropólogo. “Por isso, Iida está ensinando gateball, enquanto Yamakawa leciona japonês na Escola Modelo da Língua Japonesa de Marília”, explica Sugao.
A Jica é uma agência de cooperação internacional do Japão, tem caráter governamental que coordena a assistência oficial ao desenvolvimento em nome do governo do Japão. “Durante os próximos dois anos, os dois voluntários serão uma espécie de ‘embaixadores’ do Japão, por isso as regras e as determinações da agência Jica são rigorosas”, informa a professora de japonês, Lyca Nakamura. Coube ao vereador Elio Ajeka detalhar ao prefeito Daniel Alonso as tarefas culturais, esportivas e educacionais que os dois voluntários já estão realizando em Marília.
O vereador também informa que entre os dias 20 e 23 de abril, quando a cidade promove mais uma edição do Japan Fest, uma comitiva do Japão – da cidade de Izumisano, município irmão de Marília localizado em Osaka – estará na Cidade Símbolo de Amor e Liberdade. “Tivemos, inclusive, a confirmação da vinda do secretário municipal de Educação de Izumisano, bem como de outros dois representantes da cidade”, diz Ajeka. O prefeito de Izumisano disputa neste semestre a reeleição e, por conta do período eleitoral, teria priorizado a permanência no Japão.
O prefeito Daniel Alonso lembra no diálogo com os representantes do Nikkey e com os dois voluntários japoneses que, no ano de 2018, Marília foi inclusa no roteiro de visita da princesa Mako de Akishino, roteiro este que celebrou a presença dos imigrantes japoneses no Brasil.
“A cooperação internacional e este intercâmbio são fatores que ajudaram e ajudam Marília a se desenvolver. Recebemos os dois voluntários de braços abertos e estaremos, também de braços abertos, recebendo a comitiva de Izumisano. Inclusive, a vinda do secretário municipal da Educação de nossa cidade-irmã comprova, mais uma vez, que Marília é referência em Educação não só no Brasil, mas no mundo todo”, conclui.